Os prefeitos do ABC estiveram reunidos, nesta manhã de terça (3), na sede do Consórcio Intermunicipal, para reunião ordinária. Estiveram presentes os prefeitos Orlando Morando (São Bernardo), Atila Jacomussi (Mauá), Kiko Teixeira (Ribeirão Pires), José Auricchio Júnior (São Caetano).
Na ocasião, foi escolhido o prefeito Paulo Serra (Santo André), como o novo vice-presidente, posto que Diadema não faz mais parte do Consórcio e o vice, até então, era o prefeito Lauro Michels. Paulo Serra não compareceu a reunião, mas, foi representado pelo vice, Luiz Zacarias. “Havia expirado o prazo para eleição de um novo vice-presidente, após a saída do prefeito de Diadema, portanto, Paulo Serra, que foi escolhido por unanimidade, ficará até janeiro, quando haverá nova eleição”, disse o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.
Também foi anunciado mais uma redução no orçamento, diminuindo, novamente a quantia paga por cada município filiado. No início de 2017, a contribuição já teve queda de 0,5% para 0,25%. Agora, teve nova redução, para 0,17% nas alíquotas. “Estamos em pleno funcionamento com redução de mais de 25% de tudo o que era gasto na gestão anterior e ainda aumentando significativamente a atuação e representatividade do Consórcio”, disse Morando.
E ainda, aprovado, para dezembro, mês de aniversário do Consórcio, 7 honrarias regionais. “Cada cidade irá indicar uma personalidade de destaque para ser homenageado para aprovação. Os escolhidos serão determinados em reunião”, contou o presidente.
Morando ainda informou que não haverá reajuste salarial para os colaboradores do Consórcio. “As Prefeituras não deram reajustes, logo, o Consórcio seguirá a mesma linha e não dará”, disse.