Política

Consórcio lança “ABC + Seguro” para integrar forças de segurança da região

Enrico Misasi, Akira Auriani, Marcelo Lima, Guto Volpi, Gilvan Junior e Taka Yamauchi

O prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC, Marcelo Lima, anunciou, nesta terça (13), após reunião com os sete prefeitos da região, o lançamento do programa “ABC + Seguro”. Trata-se do primeiro programa intermunicipal de combate à criminalidade do país, que irá integrar as Guardas Municipais de cada cidade com a Polícia Civil e a Militar.

“É um acordo de cooperação, assinado pelos todos os prefeitos do Consórcio, para a integração da Polícia Civil, da Polícia Militar e das Guardas Civis Municipais (GCMs) , para que trabalhem em conjunto e que possamos entregar para a população mais segurança”, disse Marcelo.

De acordo com o prefeito, o trabalho em conjunto será enfatizado na nas divisas dos municípios. “No caso entre as GCMs e, ao mesmo tempo, trazer a comunicação. Por exemplo, Diadema faz uma divisa com São Bernardo. As GCMs se comunicam e trabalham em conjunto, como se fossem uma única guarda, com o propósito de trazer segurança. Ao mesmo tempo, a Polícia Civil, por meio do seccional de São Bernardo e de Diadema, trabalham em conjunto. O mesmo com a Polícia Militar”, explica. “Não se assustem se a GCM de São Bernardo estiver em Santo André e se a de Santo André estiver em São Bernardo”, completou.

Os prefeitos também discutiram sobre a formação e a capacitação dos profissionais da segurança. “Vamos fazer em conjunto, inclusive o prefeito Ricardo Nunes (o secretário da Casa Civil, Enrico Misasi), por meio do seu representante, já coloca à disposição os equipamentos de formação para as sete cidades”, revelou o presidente.

Marcelo Lima também ressaltou a importância dos prefeitos da região aderirem ao programa estadual Muralha Paulista. “O “Muralha Paulista” também é muito importante, já estivemos reunidos com o secretário estadual de Segurança,Guilherme Derrite. A ideia é de que todas as cidades façam adesão também ao programa e assim, tenham a comunicação do Estado com o ABC e a região possa compartilhar todos os dados”, frisou.

Na ocasião, estiveram presentes, além do prefeito e presidente da entidade Marcelo Lima, os prefeitos de Santo André, Gilvan Junior; São Caetano, Tite Campanella; Mauá, Marcelo Oliveira; Diadema, Taka Yamauchi; Ribeirão Pires, Guto Volpi e Rio Grande Serra, Akira Auriani, além de secretários de Segurança, do comandante da Polícia Militar do ABC, Coronel Sanches; do delegado Luiz Carlos do Carmo, diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (DEMACRO), o secretário-executivo do Consórcio, Aroaldo Silva, entre outros.

100 DIAS NA PRESIDÊNCIA

O presidente Marcelo Lima falou à Folha sobre os 100 dias no comando do Consórcio Intermunicipal. “Não foi um trabalho meu, foi de todos os prefeitos. Reconheço a altivez, a humildade e o amor pelo ABC dos sete prefeitos e o da Capital dos oito, porque tiveram a humildade de entender que ninguém iria a lugar nenhum com picuinhas partidárias ou políticas, deixando isso de lado e pensando em gestão, na nossa região”, disse.

Marcelo Lima destacou a humildade dos prefeitos. “A humildade fez com que o Consórcio tivesse aquele mote que ele nasceu, discutir a regionalidade, o ABC. E a forma que eu encontrei era o Consórcio desunido, não tinha uma cidade ou outra. É uma alegria ver os sete prefeitos e agora, o da Capital, unidos. O que passou, passou, estamos olhando só pra frente. É para trazer integração, as guardas civis unidas, a Polícia Militar, a Polícia Civil, é discutir o governo federal, o do Estado em conjunto para ajudar a nossa região”, afirmou.

Lima também falou sobre o maior ganho nestes 100 dias de nova gestão: “O maior ganho destes 100 dias de trabalho à frente do Consórcio não é meu, é de todos os prefeitos que deixaram a vaidade de lado e focaram em cuidar do nosso ABC”. 

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário