O Consórcio do ABC vai reiterar pedido ao Governo do Estado sobre o critério utilizado para a divisão das doses de vacinas contra Covid-19 enviadas para cada município. O assunto foi deliberado na sexta (4), durante assembleia extraordinária do colegiado de prefeitos.
Consórcio reitera pedido ao Estado sobre critérios de vacinação
De acordo com levantamento feito pela entidade regional, houve no ABC variação significativa entre o número de doses enviadas em relação ao que foi estimado com base no critério populacional.
Conforme estimativas de população informadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), também disponíveis no sistema de indicadores do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus), houve envio de 30% a 40% a menos de doses em alguns casos.
O colegiado de prefeitos solicita que seja informado qual o critério utilizado para a divisão das doses enviadas para cada município, informando se foi usado o critério populacional ou outro equivalente, e se o mesmo critério será utilizado para o envio dos próximos lotes de vacinas.
“A vacina é a única arma efetiva para vencermos a guerra contra o vírus. As prefeituras do ABC estão realizando um trabalho intenso para imunizar a nossa gente, protegendo cada vez mais munícipes e salvando vidas”, afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra.















