Fabio Picarelli Opinião

Convenção de Bruxas de Paranapiacaba é o maior evento esotérico da América Latina

Vem aí mais uma Convenção de Bruxas e Magos de Paranapiacaba, o segundo maior evento da Vila em termos de público, perdendo apenas para o Festival de Inverno, tradicionalmente realizado em julho.
Organizada pela Associação Brasileira de Bruxaria com apoio da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense do Governo Gilvan Junior, trata-se de um evento direcionado para pessoas envolvidas com a espiritualidade e o misticismo.
Este ano, bruxas e magos comemoram 20 edições em dois finais de semana: o primeiro entre os dias 16 a 18; e o segundo nos dias 24 e 25 de maio. O tema escolhido foi Bruxaria & Mitologia Brasileira. Cerca de 600 atividades estão programadas para os cinco dias na parte Baixa da Vila.
Seguindo a tradição, a abertura será na sexta à noite com a Procissão aos Encantados Brasileiros e a Santa Sarah com a bruxa Tania Gori, ativista do mundo da arte esotérica, escritora e fundadora da Casa da Bruxa e da própria Convenção. Quem quiser participar, a concentração será no Locobreque a partir das 20h, com velas e vestimentas a caráter.
No sábado (17), a primeira atividade acontecerá na estação ferroviária de Paranapiacaba, onde irá receber o trem turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) com uma apresentação especial e bênçãos da dança cigana.
A partir daí, a magia invade a Vila. O público de todas as faixas etárias, inclusive crianças, poderá compartilhar conhecimentos e interagir com outras personalidades nas mais diversas opções programadas pela organização, tais como ambulatório de terapias, cartomancia, danças, shows, mesas de diálogos, rituais, oficinas, palestras, astrologia, tarô, simbologias e tudo mais.
Para algumas atividades é necessário apresentar o By Pass, um cartão de acesso disponibilizado antecipadamente aos frequentadores através do site www.convencaodebruxas.com.br. Neste mesmo endereço eletrônico você encontra a programação completa.
A Convenção de Bruxas e Magos é realizada sempre em maio, mês em que a lua cheia transita no signo de Touro, trazendo mais estabilidade emocional, conforto material e segurança nas relações, favorecendo o amor e a harmonia entre as pessoas.
Mas este não é o único motivo para a escolha do período. Maio é também o mês em que se comemora o nascimento, a iluminação e a Parinirvana (morte e liberação) de Sidarta Gautama, um príncipe da região Sul do atual país Nepal (à época uma região situada entre a Índia e o Tibete) que renunciou ao trono e se dedicou inteiramente à erradicação das causas do sofrimento humano e de todos os seres do planeta.
Foi dessa forma que ele encontrou o caminho do “despertar” ou “iluminação” e se transformou em professor espiritual e mestre, criando o Budismo. O Supremo Buda teria vivido entre 563 a.C. a 483 a.C, na Índia. Os arquivos registram que as três fases da vida ocorreram durante a lua cheia de maio, que ficou conhecido como “a Lua Cheia de Buda”. Sidarta morreu aos 80 anos de idade e seu corpo foi cremado pelos amigos que o rodeavam. As cinzas foram repartidas entre os governantes e veneradas como “relíquias sagradas”.
A Convenção é um louvor a Buda. Desde 2003 é realizado em Paranapiacaba, cuja história ferroviária remete ao misticismo e várias crenças. O evento só foi interrompido nos dois anos da pandemia do coronavírus, em 2020. Na última edição mais de 40 mil pessoas estiveram presentes em um único final de semana.
Hoje, é o maior evento esotérico da América Latina, passagem obrigatória dos amantes da espiritualidade.
Aguardo vocês lá! E uma ótima festa a todos!

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário