
A rede de supermercados e drogarias Coop divulgou, em coletiva de imprensa, nesta quarta (26), os resultados de 2024. A Coop alcançou faturamento total de R$ 2,6 bilhões ano passado. O valor é próximo ao registrado no ano anterior e corresponde a 78,52% proveniente das lojas de supermercado e 21,48% das drogarias. A rede investiu R$ 73 milhões ano passado, que foram destinados a reformas de lojas, aberturas de novas lojas de supermercado e drogarias, tecnologia e inovação.
Na ocasião, o diretor-geral da Coop, Pedro Mattos, destacou que, em 2024, mais de 152 mil pessoas se tornaram cooperados, acumulando o total de 906 mil associações nos últimos dez anos. Hoje, a Coop possui em seu quadro associativo mais de 1,8 milhão de cooperados.
O executivo também ressaltou fatores que afetaram os resultados em 2024, como o endividamento das famílias, a inadimplência e o crescimento dos canais de aposta eletrônicas, as bets. A rede também enfrenta grande concorrência no ABC, onde as lojas da região representam 70% das vendas da rede.
“São 318 pontos de concorrência em relação às lojas de supermercados e 1443 pontos em relação às drogarias. Antes, a cada esquina havia uma drogaria. Hoje, são três”, afirmou Pedro.

Para 2025, a Coop planeja revitalizar 25 lojas, ainda no primeiro semestre, e planeja crescer acima da inflação. A rede ainda espera aumentar a base de clientes, aumentar a participação do e-Commerce e inaugurar novas drogarias. “Tivemos um crescimento de 92% nas compras online de 2023 a 2024. Hoje, as vendas online correspondem ao faturamento de uma loja física”, revelou o diretor.
A idade média dos cooperados hoje é 50 anos. Para atrair o público mais jovem, a rede irá investir em comodidade e conveniência, oferecendo mais opções de alimentos prontos para o consumo. Sobre a Coop Empório, um novo formato de loja inaugurada em dezembro de 2023, na Avenida Portugal, em Santo André, Pedro revela que possivelmente será aberta outra loja no mesmo formato na região do ABC. “É uma loja que tem crescido exponencialmente, pois está em fase de maturação. O cliente que vai até esta loja, quer excelência no serviço e riqueza no sortimento. Temos um terreno comprado, podemos abrir uma nova Coop Empório, porém com o layout diferente, sem o mezanino”, disse.
Adicione um comentário