Negócios

Coop ganha prêmio nacional com ações de marketing de dados

Susana Souza, Natasha de Souza Chagas, Celso Furtado e Elisabete Marques (Foto: Divulgação)


A Coop ganhou o Prêmio ABEMD 2025, promovido pela Associação Brasileira de Marketing de Dados. Considerado uma das premiações mais relevantes do setor, em sua 31ª edição, o prêmio reconhece as iniciativas mais inovadoras e eficazes em marketing de dados.

A rede de varejo foi contemplada com o troféu bronze na categoria CRM Data Driven com o case Volta Cooperado, desenvolvido em parceria com a Agência Plusoft. O desafio consistia em reengajar cooperados inativos entre três e oito meses, estimulando-os a retornar às lojas.

Com o apoio da inteligência artificial, foi possível mapear o tempo de inatividade e identificar clientes com maior chance de recuperação. A partir disso, a Coop personalizou cupons e direcionou campanhas de e-mail e SMS com ofertas exclusivas, de acordo com o perfil de cada consumidor.

“O resultado não poderia ter sido melhor. No varejo alimentar, 61% dos cooperados que usaram o cupom voltaram a comprar e continuam frequentando as nossas lojas. Além disso, o ticket médio deles é 40% superior ao período anterior. A mesma estratégia também foi estendida ao varejo farma, outro pilar comercial da Coop, com resultados que trouxeram excelentes ganhos ao negócio Drogaria”, destaca Elisabete Marques, gerente de Experiência do Cliente.