A Coop, na quarta (29) de março, apresentou os resultados de 2022 e as perspectivas para este ano. Em 2022, a Coop atingiu faturamento de R$ 2,8 bilhões, um crescimento de 5,7% em relação a 2021.
Do total, 76,6% corresponde à unidade de supermercado, 19,4% às drogarias, 2,8% ao atacarejo e 1,2% aos postos de combustíveis. A Coop atingiu a marca de 139 mil novas associações em 2022, o que representa 5% em relação ao ano passado. Foram 625 mil associações ao longo dos últimos 10 anos.
Em 2022, a Coop investiu R$ 141,5 milhões em melhorias, o que inclui a inauguração de 4 drogarias, sendo uma delas unidade-conceito em Santo André, 1 unidade de atacarejo em São José dos Campos, internalização da operação do Centro de Distribuição e a conclusão da implantação da nova arquitetura de sistemas.
Em relação às vendas online, a Coop finalizou ano passado a implantação da nova plataforma de e-commerce para os negócios – supermercado e drogaria. Nos últimos dois anos, a rede registrou crescimento de mais de 1000% nas vendas online. Desde 2019, o comércio eletrônico cresceu quase 100 vezes em número de pedidos/ano.
De acordo com o diretor geral da Coop, Pedro Mattos, para o e-commerce, a meta é atingir a maturidade de uma loja física no período de 12 a 24 meses. Hoje, uma loja física representa 3% do faturamento. “Os investimentos nessa plataforma já mostram resultados robustos em relação ao mercado. Desde 2019, nosso comércio eletrônico cresceu quase 100 vezes em número de pedidos atendidos/ano, sendo que nos últimos dois anos crescemos mais de 1.000”, afirma Pedro.
Metas para 2023
Para este ano, a Coop prevê crescimento de 3% acima do mercado, inauguração de três novos supermercados no ABC, um deles em Santo André, na avenida Dom Pedro I, que deverá ser entregue no segundo semestre deste ano, e outro em Diadema. Além de dez novas drogarias e, no segundo semestre deste ano, a conversão de mais um supermercado em atacarejo no interior de São Paulo.
Foto: Divulgação Coop
Por Nicole Floret – 01/04/23