Social (Gente & Fatos)

Coral Fascinação completa 15 anos de fundação

O Coral Fascinação, de São Bernardo, que reúne 21 coralistas, todas integrantes da terceira idade, irá completar 15 anos de fundação. Para celebrar a data, haverá o “Concerto de 15 anos”, que será realizado no sábado (14), às 16h, no Anfiteatro da Faculdade de Direito de São Bernardo.
Os ensaios são realizados sempre às segundas e quartas-feiras e viram uma grande confraternização entre as participantes. “O grupo é muito gostoso, começamos a ensaiar, conversamos, o assunto se estende, voltamos a cantar, rimos, tomamos chá, café, é uma verdadeira terapia. Ainda comemoramos os aniversários de todas as participantes com direito a bolo e doces”, conta a coralista Lourdes Rodrigues Silva Antunes.
A idéia do coral surgiu quando as participantes estudavam no curso de Conhecimentos Gerais da Faculdade da Terceira Idade de São Bernardo. O curso acabou mas, o coral continuou. “Hoje, o coral é independente, nossa regente é a maestrina Simone Strublic”, conta Celia Atensia Garrido, coralista.
O repertório é variado. “A professora nos trás algumas músicas em inglês e até alemão mas, também cantamos MPB, como Roberto Carlos, Renato Russo, Roupa Nova”, conta Martha Vieira dos Santos Ferrão, coralista.  “Fazemos uma seleção das músicas que o público mais gosta, que tem maior aceitação e também das nossas preferidas, que são as mais alegres”, revela Clarice de Souza Müller.
O Coral faz diversas apresentações, muitas delas, são temáticas para Festa Junina ou Natal, por exemplo. Para dezembro, a agenda já está lotada.  Em 1º de dezembro se apresentarão no Metrô Sacomã (São Paulo); no dia 6, na Igreja Alemã São Bonifácio (São Paulo); no dia 7,11 e 12, no Colégio São Bento (São Paulo) e no dia 17, no Lar Emanuel (creche), em São Bernardo.
“Participar do grupo é muito importante, gosto de música, é uma satisfação. As apresentações são como uma plantinha que regamos com carinho”, conta Lourdes.  Já Celia, sempre teve vontade de participar de um coral. “Participo com a maior alegria, os ensaios são como uma reunião, temos a convivência de uma família, somos todas irmãs”, diz.
Para Clarice, que sempre participou de corais durante sua vida, cantar no coral é “vida, saúde, não consigo ficar sem”. E Martha completa: “é sempre um novo desafio a cada nova música, cantamos em outros idiomas e ainda aprendemos um pouco das línguas”.
O coral se reúne no condomínio de uma das coralistas, na Estrada dos Casas, em frente ao antigo Café São Bernardo. Para o Concerto dos 15 anos, que terá duração de 1 hora, foram escolhidas 15 músicas especiais.