O inverno traz temperaturas mais baixas e menos umidade no ar devido à estiagem própria da estação. Nossa pele se ressente com essas mudanças climáticas ,tornando-se mais seca também . Além disso, banhos mais prolongados e quentes colaboram para isso.Portanto no inverno a hidratação é fundamental,pois além do aspecto seco da pele,descamação e prurido por vezes intenso podem ocorrer.
Por outro lado, o inverno é a melhor época para a realização de muitos procedimentos estéticos,principalmente em áreas expostas ao sol como a face. Por que os dermatologistas aconselham não tomar sol após procedimentos como peelings, aplicações de laser e até pequenas cirurgias? Porque a probabilidade da pele manchar, principalmente se o paciente tiver a pele morena ou negra é grande. Os tratamentos mais procurados durante os meses de inverno são os peelings e lasers. Podem ser feitos os peelings seriados, que consiste na repetição de peelings químicos superficiais, e que dão o mesmo resultado que um peeling de profundidade maior, o que seria mais desagradável e demoraria mais tempo para a recuperação. Os lasers mais utilizados no inverno são o CO 2 fracionado, utilizado para tratamento de rugas e cicatrizes de acne principalmente. Causa um certo ardor e descamação por alguns dias, por isso mesmo sua indicação ser maior nos meses frios. Além disso, a restrição quanto à exposição solar é grande. Apesar de necessitar de cuidado, os resultados são excelentes e compensatórios.
A luz intensa pulsada também é muito procurada para tratamento de manchas e vasos, mas há contra indicação desse procedimento em peles mais pigmentadas e também bronzeadas, porque pode manchar, então nesses casos prefere-se o inverno para a realização desse tratamento. Os tratamentos para flacidez com radiofrequência, ultrassom microfocado e outros também de preferência não devem ser feitos antes de exposição solar. É claro que qualquer tratamento poderá ser feito em qualquer estação do ano, desde que haja orientação detalhada por parte do profissional e sua equipe e observância dessa mesma orientação por parte do paciente.
Celia Prearo é dermatologista da Unidade Médica Especializada Lima Prearo
Telefone: 4992-5988