AME Memórias de São Bernardo

Da Casa das Orquídeas ao Sabor e Saber: uma história que floresceu em São Bernardo

Em 1986, Ana Tomazoni e seus filhos: Rodolfo, Fernanda e Giovani Bruno na colheita de figos no fundo da casa na Av Senador Flaquer,534

Lembrar os anos de 1982 é revisitar um tempo de descobertas e raízes profundas. Foi nesse período que compramos a casa do Sr. Walter Felipetti, um italiano, morador de São Bernardo, descrito por muitos como um verdadeiro “peninsular genuíno”, entendido como alguém autêntico, verdadeiro, sem misturas – uma pessoa preservando suas tradições, cultura e valores de forma íntegra.
Era conhecido por esta sua casa, onde recebia amigos para longas conversas sobre paixões comuns, histórias de vida e, principalmente, suas raízes. Entre suas grandes paixões estavam pés de ‘figos brancos italianos” e as orquídeas – tudo cultivado no quintal. Há registros que associam seu nome a artigos especializados sobre o tema, como colecionador, na revista Orquidário. Muitas dessas orquídeas, inclusive espécies premiadas, conheci quando da compra da casa localizada na Av. Senador Flaquer -Vila Euclides.
No local funcionava a Associação dos Orquidófilos na época em que ele era seu presidente. Casado com a italiana Luciana Felipetti, famosa pelas pastas frescas que preparava com maestria.
Mais de 40 anos se passaram desde então, neste local construímos uma linda história ligada à arte culinária e à gastronomia. Tudo começou em 1986, com a produção de chocolates caseiros e sorvetes artesanais. Vendíamos no local, para amigos, e também atendíamos alguns comércios entre eles a Padaria Charlot. Sempre com identidade própria, esse trabalho cresceu de forma consistente.
Paralelamente, consolidava-se uma escola de gastronomia que segue ativa até hoje: a Sabor e Saber Gastronomia, onde já se formaram milhares de alunos – hoje, muitos são empreendedores no Brasil, na Europa e nas Américas. A escola foi credenciada por grandes empresas, como a Panasonic, por mais de 20 anos. Na época, quem adquiria um forno de micro-ondas ganhava um cupom para participar de cursos práticos, aprendendo a manusear o equipamento. O mesmo ocorreu com outras marcas de alimentos famosas que realizavam aulas demonstrativas de seus lançamentos e nós testávamos alguns produtos para lançamento no mercado.
Nesse período, sob a minha coordenação pedagógica também atuei na mídia, participando de programas em todas as emissoras de TV aberta, com ações de merchant para grandes empresas do setor alimentício, sempre havia chamadas para a escola e um encantamento declarado pelo ABC, em especial por São Bernardo.
E assim, entre memórias, ar-mas, sabores e histórias, já se passaram mais de 44 anos.

Ana Tomazoni – integrante da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo).

Casa da Av.Senador Flaquer: hoje Escola de Gastronomia Sabor e Saber – há 44 anos

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário