Esportes

De São Bernardo, Dan Sabino está na final do STU Super Finals São Paulo            

Dan Sabino

Neste sábado (23), aconteceram as semifinais do STU Super Finals São Paulo, no Parque Cândido Portinari. Dan Sabino, de São Bernardo, é um dos finalistas do Park Masculino. Também garantiram vaga na final Kalani Konig, Victor Ikeda, Augusto Akio, Luiz Francisco e Mateus Guerreiro.

“Consegui fazer tudo o que eu queria, estou muito feliz de ter acertado. Os treinos que fiz aqui deram certo. Espero que amanhã eu consiga acertar a linha que nem hoje”, comentou Dan Sabino em conversa à Folha do ABC. Dan terminou com nota 87.83, conquistada na 3ª volta.

Kalani Konig obteve a maior nota no Park Masculino, 90.17. “Estou muito feliz com o resultado. Andei muito, não estava muito bem fisicamente, acordei com dor de barriga, mas consegui acertar uma das voltas, que foi a última, que foi uma volta muito maravilhosa. Consegui acertar tudo o que eu queria. Amanhã tem muito mais”, revelou Kalani.

Kalani Konig

Também participam da final que acontece neste domingo (24): Victor Ikeda, Augusto Akio, Luiz Francisco e Mateus Guerreiro.

No feminino, o grande nome das semifinais foi a pequena Helena Laurino, de 12 anos e 1,45m. O curioso é que ela nem estaria no Super Finals, que reúne apenas as 12 melhores do ranking 2024. Mas como houve algumas baixas por lesão, como a própria líder Sofia Godoy e a olímpica Dora Varella, por exemplo, ela acabou preenchendo uma das vagas. Helena deu um show de manobras. “Dei um bluntslide de back, manobra bem complicada que queria muito fazer, e também um McTwist (conhecido como 540º). E sou a única do Brasil que faço ele. Tenho algumas surpresas para a final de amanhã. Tentarei outras difíceis e espero acertá-las”, revelou Helena, que teve um 71,69 como a maior nota da semifinal. “Ando desde os 6 anos e agradeço aos meus pais, que sempre me incentivaram muito e me ensinaram a nunca desistir. Se cair e errar, levanta e segue”, completou ela, que chega a sua primeira final de STU este ano.

No Street, os destaques foram  Kemily Suiara e Sebastian Simonetto. Ambos avançaram com as maiores notas do dia.

Kemily, de 23 anos e natural de Planaltina (DF), busca seu primeiro título de STU. Focada, entrou na pista e garantiu a maior nota da semifinal logo na primeira das suas três voltas de 45 segundos (um 64,65, com 52,640 da linha somada aos 12,008 da Bomb Trick). E ainda fez uma linha ainda melhor na sua segunda apresentação, mas com a execução da última manobra um pouco abaixo, chegando à nota 63,71.

“Acertei a primeira volta, apesar de ter ditado um ritmo mais lento, porque quis ir um pouco mais devagar para manter a constância e acertar toda volta. Na Bomb Trick, queria ter dado um lip de back no cano, mas já cheguei com a perna muito cansada e preferi dar um Frontside Smith no cano reto, subindo. Tentei melhorar na segunda volta e a linha acabou saindo perfeita, com uma manobra a mais. Só que não fui tão bem na Bomb Trick. Estou buscando esse título no STU, meu sonho, um objetivo, e se eu for bem amanhã como fui hoje, quem sabe?”, disse.

Já o curitibano Sebastian Simonetto só tem um título em etapas do STU, em Porto Alegre (RS), no ano passado. E pretende repetir a dose na capital paulista. Mas quem sobrava até ali com a maior nota do dia era justamente o líder do ranking, o paulistano Ivan Monteiro, com um 78,38. Até que, na terceira e última bateria da semifinal, Simonetto tirou da cartola uma linha e uma Bomb Trick precisas e arrancou dos juízes a nota 78,64.

“Fiz uma primeira volta mais para me garantir no game mesmo, acertando tudo para passar para a final. Mas vi que estava em segundo na bateria e que tinha que melhorar. Escapou uma manobra na segunda volta, mas, na terceira, recuperei e fiz tudo muito bem, o que não só me garantiu em primeiro na bateria como a melhor nota do dia. Sempre temos que ter uma carta na manga para a final e espero acertar outras boas manobras. O skate vai comer solto aqui de novo”, vibrou.

Também estão nas finais do Street Ivan Monteiro, Vitor Genghini, Marcelo Batista, Gabryel Aguilar e Ismael Henrique. No feminino, Maria Rocha, Isabelly Avila, Maria Almeida, Carla Karolina e Rafael Murbach.

Paraskate – No Paraskate Park, Vini Sardi, presidente da Associação Brasileira de Paraskate (ABPRs), venceu a etapa de São Paulo, assim como já tinha conquistado as outras duas, em Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), e garantiu o tricampeonato brasileiro. Na primeira volta, nota 74,67. Na segunda, 81,50. Na última, 84,50, sendo ovacionado pelo público presente.

“Estou feliz demais. Posso dizer que me dediquei bastante este ano, foquei e treinei muito para melhorar meu skate, tentando sempre andar em pista alta. E gosto muito dessa pista em especial, porque sou local, aqui de São Paulo, e competir onde treino é incrível. E amanhã tem mais no Street. Darei meu melhor para fazer bem minha linha. Mas o que importa mesmo é andar de skate e estar aqui com a galera”, disse Vini.

Fotos: Julio Detefon / STU

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário