A Delegação de Transporte de Turim (Itália), que esteve no ABC, na última semana, para Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), desenvolvido pela União Europeia (UE), o Consórcio Intermunicipal, que irá possibilitar aos seis municípios consorciados do ABC (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) desenvolver programas de políticas públicas, de forma integrada à cidade italiana, até 2020.
O Programa Internacional tem como objetivo apoiar cidades, em diferentes regiões do mundo, para conectar e compartilhar soluções para problemas comuns em relação ao desenvolvimento urbano sustentável e da luta contra as mudanças climáticas. A primeira visita aconteceu no Brasil, entre as 40 parcerias firmadas pelo programa da UE.
A delegação europeia foi recepcionada, na segunda (26), na sede do Consorcio, pelos prefeitos Orlando Morando (São Bernardo), Paulo Serra (Santo André) e Adler Teixeira Kiko (Ribeirão Pires) e de Domenico Alberto Rossini, presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (Italcam).
Na terça (27), os italianos visitaram a empresa Metra, em São Bernardo, onde puderam conhecer o sistema diferenciado de operação da empresa, a garagem da operadora e ainda realizar deslocamento pelo corredor exclusivo no Dual Bus, entre a sede da companhia, no bairro Planalto, em São Bernardo, e o Terminal Santo André Oeste, na região central de Santo André. O Eletra Dual Bus, com sistema de tração totalmente limpo, representa um novo conceito de ônibus elétrico. Segundo a diretora da Metra Transportes, Maria Beatriz Setti Braga, é muito importante servir de referência internacional e poder trocar essa experiência com cidades que buscam desenvolvimento. “Na Metra também pensamos da mesma maneira, sempre buscamos evoluir e a adoção das melhores práticas para atender os nossos clientes em diversos aspectos como conforto, segurança, agilidade, tecnologia e informação”.
Também estiveram na agenda oficial, visitas técnicas ao CIM (Centro Integrado de Monitoramento), CCO (Centro de Controle Operacional) da Ecovias, a Escola Politécnica da USP, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Na quinta (1), a missão foi encerrada, no Hotel Hilton Inn, em Santo André, com a presença do presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e o secretário executivo e coordenador da missão no ABC, Fabio Palacio.
Na ocasião, o presidente destacou que todas as informações adquiridas e trocadas, serão analisadas e complementadas com a missão de maio à Itália, e só em outubro, será elaborado, efetivamente, um projeto para implantação das novas iniciativas no transporte. “Conforme o diagnóstico que constatamos, um Centro de Controle de Tráfego Regional é indiscutivelmente uma grande prioridade para dar mais qualidade de vida às pessoas, assim como uma central de informações. Através destes mecanismos poderemos integrar linhas de ônibus e nortear melhor o transporte intermunicipal”, afirmou Morando.
Já Palacio, explicou que a visita se encerrou, mas, não a missão. “O ABC irá enviar sua delegação a Turim para dar continuidade à cooperação e conhecer in loco as ações realizadas na cidade italiana. Enquanto isso, os dois lados continuam realizando reuniões por meio de videoconferências para a troca de experiências”, disse.
A delegação foi composta ainda por Fabrizio Arneodo, diretor de Tecnologia da Telematic Technologies TransportTraffic Torino (5T); Andrea Chicco, pesquisador do Departamento de Transportes do Politécnico de Turim; Giuseppe Estivo, do departamento municipal de Mobilidade e Transportes de Turim; e Chiara Ferroni, analista de negócios sênior da Torino Wireless Foundation.
Na próxima etapa do IUC, representantes do Consórcio viajarão à Itália em maio, para acompanhar de perto as iniciativas que Turim adotou para avançar na área da mobilidade.
MISSÃO EMPRESARIAL- Fabio Palacio também anunciou a retomada das atividades da Agência de Desenvolvimento do ABC, com a missão empresarial à Turim, na Itália, que será realizada em parceria com a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (Italcam), entre 14 e 17 de maio.