AME Memórias de São Bernardo

Depois de 44 anos, Jóquei Clube do ABC ressurge como Centro de Esportes Aquáticos

Dependências degradadas do Jóquei Clube do ABC, década de 2000 (Acervo: Vicente D’Angelo)

O Jóquei Clube do ABC foi fundado em 20.03.1980, há 44 anos, às margens da Represa Billings, em São Bernardo, e ocupou lugar de destaque na alta sociedade de nossa cidade.
O já falecido cronista social Tito Lima, do jornal Folha de São Bernardo, realizou diversos eventos que intitulava “Os Galardões do Ano”, nos salões do Jóquei. Eu e o amigo José Quaglio, éramos convidados para ajudá-lo nos dias dos “Galardões”. O presidente do Jóquei, na época, era o Sr. Almiro Sales. Infelizmente, o Clube, com muitas dívidas, foi definhando, abandonado e, na década de 2000, só restavam ruínas do que foi um local acolhedor e muito bem frequentado, envolvido pelas águas da represa e a vegetação da Mata Atlântica.
No meio da degradação foi gravado um videoclipe pela Toxic Movel, chamado “Medication”. Antonio Dégas era o compositor da música. Em 2009, a área foi desapropriada pelo prefeito Luiz Marinho (PT) para a implantação de um Centro de Esportes Aquáticos, com reforma da piscina, espelho d’água, academia em prédio novo, recomposição da casa de pedra, rampa de canoas, deck, pátio, vestiários, lanchonete, gradis, elevador, muro de contenção e área externa.
Pronta, a reforma iria atender aos atletas de canoagem. Em agosto de 2017, o prefeito Orlando Morando (na época do PSDB), determinou a continuidade das obras, mas que na realidade só iniciaram em 2023. O espaço ocupa 3.039 m², sendo 1.200 m² de área construída.
Parabéns ao ex-prefeito pela recuperação desse importante es-paço de São Bernardo.

Tércio A. Nelli – Integrante da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo)

Hoje o Jóquei (Centro de Esportes Aquáticos) totalmente reformado, dezembro de 2024 (Acervo: Prefeitura de São Bernardo)

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário