Turismo

Descubra o Esqui Cross na França

Quando falamos sobre os esportes praticados na neve, as primeiras modalidades que vêm à nossa cabeça são o snowboard e o esqui alpino, certo? Mas o esqui cross country, também conhecido como “maratona na neve”, é outro esporte bastante praticado nas principais estações de esqui do mundo. A seguir, você conhecerá as principais técnicas, equipamentos e uma curiosidade que vai te deixar bastante impressionado sobre o esqui cross country.

Dentro de todo o leque de esportes na neve, o esqui cross é, possivelmente, o mais desafiador. Aqui, o que conta mesmo é a resistência física de quem resolve praticar, pois essa modalidade vai exigir que você percorra grandes espaços com o auxílio do impulso de dois bastões. A distância desses circuitos pode variar entre 2 a 50 km. Desafiador, não?

Para percorrer longas distâncias, o praticante pode escolher entre duas técnicas do esqui cross country. A primeira delas é o estilo clássico, onde o esquiador se desloca pela neve com os esquis paralelos em um movimento bastante parecido com uma caminhada.

A segunda, por sua vez, é um pouco mais complexa e veloz. Conhecida como “skating” ou “free style”, o praticante deve fazer um movimento de “empurrar” o ski “para fora” com o auxílio dos bastões. Vale ressaltar que, no freestyle, você deve inclinar o seu corpo a 45 graus enquanto esquia. E aí, você se desafiaria nessa modalidade?

Em uma competição, as regras são basicamente as mesmas para o estilo clássico e livre. No geral, os esportistas devem evitar obstruir o caminho de competidores mais rápidos, não podem queimar a largada e devem evitar mudanças repentinas de pista, especialmente em áreas de colinas. Curiosidade: o esqui cross-country ajudou até mesmo o homem a caminhar sobre a lua.

Quando Harrison Schmitt visitou a lua, em 1972, como um dos membros da espaçonave Apollo 17, ele foi capaz de estabelecer um recorde de velocidade de moonwalk usando os princípios de impulso usados no ski cross-country. Ele ainda afirmou que a lua seria um lugar ideal para praticar essa modalidade do esqui no futuro.

Então, descubra essa modalidade na pista de esqui mais badalada do mundo, localizada em Courchevel (França).

Lá, você pode ter a oportunidade de desfrutar o all inclusive do Resort Écrin Blanc, que inclui – dentro do seu serviço hospitaleiro – aulas de ski para todos os hóspedes. A grande vantagem é que essas aulas, ministradas pela escola de ski francês (ESF) podem ser lecionadas por professores brasileiros.

Para tornar a sua experiência com o esqui cross ainda mais dinâmica, o serviço de ski-in/ski out permite que você saia – literalmente – do resort já esquiando. Os equipamentos necessários para a esquiagem são fornecidos pelo Écrin-Blanc. Não deixe de conhecer as pistas de esqui de Courchevel. Desfrute da oportunidade de praticar essa modalidade em uma das maiores pistas de ski do mundo e sinta a sensação de estar esquiando sobre a lua!

É possível também praticar esqui cross em Megeve, e para isso, você pode se hospedar L’Arboisie ou no Mamie.

O L’Arboisie é uma escolha sofisticada, com quartos, suítes e apartamentos projetados para casais e grupos de amigos. Com piscina interior aquecida, spa e um restaurante renomado, este hotel é perfeito para quem busca conforto e bem-estar.

Para uma estadia mais acolhedora e familiar, o Mamie é a opção certa. Com uma atmosfera autêntica, este hotel oferece quartos aconchegantes e uma seleção de quitutes locais.

Pit stop em Paris? Você pode contar com o hotel Le Scribe, que fica localizado ao lado da Galeries Lafayette e Printemps.