Cidades

Dia contra a Aids: SCS oferece testes e distribui camisinhas

Em 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A Prefeitura de São Caetano preparou uma ação fundamental, iniciada segunda (28). O Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas (Cepadi) está participando da Campanha Fique Sabendo 2016, que tem o objetivo de estimular a testagem do HIV. Os testes rápidos gratuitos estão acontecendo no próprio Cepadi e em todas as UBSs até esta quinta (1).

Equipes do Cepadi e das UBSs, que trabalham com a população considerada mais vulnerável, foram treinadas para aplicar o teste de fluído oral. Consiste na coleta da saliva da gengiva, que, em contato com o reagente, dá o resultado em até 30 minutos.

“O tratamento precoce está sendo implantado gradativamente em São Caetano e, com a ajuda da Atenção Básica de Saúde e da Estratégia Saúde da Família (ESF), estamos aplicando testes com fluído oral, que funcionam da mesma forma que os testes rápidos. Isto significa que, positivo ou negativo, os dois resultados terão o devido acolhimento e aconselhamento”, explicou o coordenador adjunto de DST/Aids e Hepatites Virais do Cepadi, Alexandre Yamaçake.

São Caetano trata hoje cerca de 800 pessoas vivendo com o vírus da Aids. “É preciso ter em mente que quanto antes o diagnóstico melhor o resultado no tratamento”, concluiu.

Tratamento precoce – O Ministério da Saúde lançou, em 2015, um novo protocolo de tratamento para pessoas com HIV. Uma das principais inovações é possibilitar que o paciente inicie o tratamento logo após a confirmação da presença do vírus no organismo. A medida amplia a qualidade de vida da pessoa em tratamento e reduz a possibilidade de transmissão do vírus, diminui o risco de morte, infecções e outros problemas de saúde causados pelo vírus.

Mas, não se deve deixar de se cuidar só pela evolução do tratamento, que, realizado de forma precoce, reduz as chances em até 96% de transmissão do vírus. É preciso continuar se prevenindo, sobretudo, com uso de preservativos. As camisinhas podem ser retiradas gratuitamente no Cepadi, em qualquer UBS de São Caetano e no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism).

Cepadi – A unidade especial de atendimento realiza orientações sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), HIV/Aids e hepatites virais, oferta de exames de sorologia e tratamento aos pacientes de HIV, sífilis e hepatites B e C e DSTs. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Avenida Dr. Rodrigues Alves, 93, Bairro Fundação. Mais informações: 4229-3020 / 4229-0255.