Neste sábado (30), Diadema promove mais um Dia D de Vacinação para ampliar a cobertura vacinal contra covid-19, influenza e sarampo, caxumba e rubéola em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, das 8h30 às 16h. Pessoas referenciadas na UBS Piraporinha devem se dirigir ao clube Municipal Mané Garrincha, onde funciona a Unidade temporariamente até a conclusão da reforma do prédio da UBS. Confira os endereços em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.
É preciso ficar atento, pois cada imunizante tem um público-alvo distinto. A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é destinada a crianças de seis meses a menores de cinco anos e profissionais de saúde.
“Essa é mais uma oportunidade para moradores que trabalham ou que sejam responsáveis por crianças que não conseguem ir, durante a semana, até a UBS para que se imunizem e completem o esquema vacinal. A imunização é fundamental para prevenir essas doenças. Nossas equipes estão preparadas para receber os munícipes de Diadema em mais uma ação de intensificação da vacinação na cidade”, ressaltou a secretária municipal de saúde, Dra Rejane Calixto.
Gripe
A aplicação do imunizante contra influenza é para idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e profissionais de saúde.
De acordo com o cronograma estadual, a vacina contra influenza estará liberada para gestantes e puérperas a partir da próxima segunda-feira (02/05). Confira o calendário completo em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/27828-diadema-inicia-campanha-de-vacinacao-contra-a-influenza-na-proxima-segunda-28.
Covid
A vacina de covid é disponibilizada para pessoas acima de cinco anos de acordo com o aprazamento de cada dose. Atualmente, a quarta dose é aplicada apenas em idosos a partir de 60 anos e adultos imunossuprimidos. Mais informações em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/27848-diadema-antecipa-para-esta-quarta-feira-30-imunizacao-dos-idosos-60-contra-a-influenza.
Entre 25 e 30 de abril, Diadema também fará a antecipação de todas as segundas doses (D2) de Pfizer Pediátricas aprazadas para o mês de maio e junho, desde que já tenha intervalo mínimo entre primeira e segunda dose de 21 dias. A medida contempla crianças de cinco a 11 anos de idade vacinadas contra a covid-19 com a dose pediátrica da Pfizer no município.