Com a proximidade do Dia das Crianças (12), na próxima quinta-feira, a tendência é de antecipação do movimento já neste sábado e domingo (6 e 7) tanto em lojas de rua quanto em shoppings. A expectativa da ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) é de aumento em 10% nas vendas em relação à mesma data do ano passado.
A comemoração é considerada importante no calendário de varejo e movimenta, especialmente, o setor de brinquedos e de eletrônicos. “Sim, os pequenos já estão mais conectados com o mundo da tecnologia. Há os que preferem um celular a um brinquedo”, acrescentou Valter Moura Júnior, presidente da ACISBEC. Vestuário e calçados também são impactados positivamente.
Devido ao forte apelo da data, a compra se estende àqueles que mantêm laços de parentesco ou afetivos com as crianças, como sobrinhos e netos.
De acordo com o dirigente, ainda há de se considerar a mudança de hábitos pelos consumidores, do comércio físico para o e-commerce. O formato está cada vez mais evidente, já que o consumidor incorporou os canais on-line à rotina de compras, com mais frequência. Por isso, o lojista deve também, cada vez mais, atuar no mundo digital, buscando canais de vendas em redes sociais e aplicativos.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil