Doze de Outubro é o Dia de Nossa Senhora Aparecida e também das Crianças. Por aqui é feriado nacional, mas devido a padroeira do Brasil.
A data é celebrada anualmente em homenagem às crianças no Brasil. No mundo, o dia varia de acordo com a nação e fatores políticos sociais. Países como Angola, Portugal e Moçambique comemoram no dia 1º de junho. Nos Estados Unidos a data é festejada em 3 de junho e no Paraguai, em 16 de agosto.
A ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, por conta da aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989. Há cem anos foi proclamado 1º de junho como o Dia Internacional da Criança durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, em Genebra.
No Brasil, 101 anos atrás o deputado federal Galdino do Valle Filho lançou o projeto “Festa das Crianças”, depois aprovado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. O decreto nº 4827 foi assinado pelo então presidente da República, Arthur Bernardes, em novembro de 1924. Não foi por mera coincidência que 12 de outubro foi escolhido pelo autor, pois a intenção era homenagear a chegada do explorador Cristóvão Colombo na América em 1492.
Documentos arquivados no Senado, em Brasília, revelam que a idéia original do Dia da Criança surgiu no 1º Congresso Brasileiro de Proteção à Infância e no 3º Congresso Americano da Infância, realizados no Rio de Janeiro em 1922 como parte dos festejos do centenário da Independência do Brasil. Dessa forma, o parlamentar visava induzir os países americanos participantes do evento a adotarem a data oficial do Dia das Crianças, mas o objetivo não foi alcançado.
Em 1940 o governador Getúlio Vargas tentou alterar a data com um novo decreto fixando as bases da organização de proteção à maternidade, à infância e à adolescência para 25 de março. Mas, a data não atendia os interesses comerciais dos fabricantes e lojistas de brinquedos. A sociedade, na época, clamava por direito da infância, como educação para os mais pobres.
Vinte anos depois a fábrica de brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson lançaram a campanha Semana do Bebê Robusto com o intuito de aumentar as vendas. Só então a data passou a integrar o calendário festivo do comércio. A adesão de outras empresas reforçou a comemoração com presentes e guloseimas.
Criança é felicidade, amor e pureza. No mundo das desigualdades nem sempre é assim que elas vivem. Há tristeza no olhar quando deveriam irradiar alegria. Afinal, refletem o futuro e a esperança de uma vida melhor e mais digna.
O que tentamos, ainda que parcialmente, é proporcionar momentos de diversão e solidariedade nesta data festiva. Ajudar o próximo é um dever de todos.
Neste sábado, véspera do Dia das Crianças, o Parque Andreense será palco de uma celebração no Parque Jardim Eugênio de Lima (Chácara Carreiras), das 10h às 13h, com brinquedos infláveis, distribuição de roupas e lanches. O evento tem como meta fortalecer o espírito comunitário para as famílias e crianças de Santo André e região. A ação é promovida pela Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense em conjunto com outras secretarias do governo Gilvan Ferreira.
Adicione um comentário