O Dia do Cliente, celebrado nesta terça (15), irá estimular as vendas neste período em que não há tradicionalmente datas comerciais no calendário do varejo. “É possível que ocorra um aumento de cerca de 8% em relação ao mês anterior, o que já é positivo, mas sabemos que será inferior a 2019. Nada será igual ao ano passado, mas pelo menos um pouco melhor do que agosto”, disse Valter Moura, Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo).
De acordo com ele, tradicionalmente, setembro é um mês sem nenhuma data comemorativa que estimule o comércio. “Por isso, essa data ajuda o comércio, em especial as pequenas, já que médias e grandes empresas e o e-commerce desenvolvem suas próprias estratégias de vendas. Aliado a isso, a data acontece logo após a Semana do Brasil (ocorreu de 3 a 13 de setembro), que também deu um impulso nos negócios”, avalia.
Para que a data seja especial, a Acisbec sugere aos comerciantes dicas para aproximar o cliente como mensagens parabenizando e agradecendo pelo seu dia; ofertas, descontos e vouchers como incentivo e como estratégia de fidelização, entre outras ações.