
A venda de presentes para os Dias do Namorados, celebrado, na próxima quinta (12), promete aquecer o comércio varejista. Cerca de 93 milhões de consumidores devem ir às compras, movimentando R$ 22 bilhões no comércio. Os dados são levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas.
No ABC, a data deve movimentar cerca de R$ 80,5 milhões em compras, representando um crescimento de aproximadamente 6% em relação ao ano anterior, segundo pesquisa de intenção de compras realizada pelo Centro de Inteligência de Mercado (CIM) da Strong Business School em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), onde foram entrevistadas 740 pessoas nas sete cidades do ABC.
A data, uma das mais relevantes para o varejo no primeiro semestre, movimenta diversos setores, especialmente os ligados a presentes e experiências para casais.
Entre os itens mais procurados estão roupas, calçados, cosméticos e perfumes. A Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo (Acisbec prevê alta de 8% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, com tíquete médio estimado de R$ 300 por consumidor.
“O consumidor é mais disposto a gastar em presentes ou experiências que fortaleçam vínculos afetivos. Isso aquece o comércio e mo-vimenta toda a economia local”, afirma Valter Moura Júnior, pre-sidente da Acisbec.
Sergio Tannuri, presidente da ACISCS (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul), afirma que apesar dos juros altos, o comerciante de São Caetano está otimista. “Para o Dia dos Namorados deste ano, o comércio e os serviços estão otimistas, apesar das altas taxas de juros. Creio que o consumo será maior que no ano passado, com destaque para compras de perfumes e roupas. A expectativa é de um crescimento moderado nas vendas em relação a 2024, especialmente nos setores de vestuário, cosméticos, restaurantes e delivery”, destaca Tannuri.
O comércio local já reforçou os estoques e tem investido em promoções, vitrines temáticas e atendimento personalizado para atrair clientes e garantir bons resultados. A expectativa é que o movimento nas lojas se intensifique especialmente na semana que antecede o Dia dos Namorados, quando tradicionalmente ocorrem a maioria das compras.
Adicione um comentário