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Dia dos Pais deve movimentar R$ 74,3 mi no ABC

Entre os presentes mais procurados estão itens de vestuário, acessórios e calçados, seguidos por perfumes e cosméticos, cestas de café/doce e ferramentas

Cerca de 110,9 milhões de brasileiros devem ir às compras, gerando movimentação de R$ 25,5 bilhões no comércio

   Celebrado no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é aguardado pelo varejo, que espera aumento nas vendas. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 110,9 milhões de brasileiros devem ir às compras, gerando movimentação de R$ 25,5 bilhões no comércio.

   No ABC, a data deve movimentar cerca de R$ 74,3 milhões, segundo pesquisa divulgada pela Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), feita em parceria com a Strong Business School. Para o professor Sandro Maskio, especialista em análise de dados, a pesquisa reflete uma melhora no cenário econômico, com a taxa de desocupação em 6,9% no trimestre encerrado em junho, a menor desde 2015, e um aumento de 5,8% na renda real média em comparação ao mesmo período do ano anterior. A massa de renda real elevou-se em 9,2%, indicando um ambiente favorável para o varejo.

   De acordo com a Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo (Acisbec), o Dia dos Pais é uma data é considerada importante para o varejo porque abre a agenda comemorativa do segundo semestre, tradicionalmente a melhor do ano. A entidade estima alta de 10% nas vendas.

   “O nosso comércio tem uma gama de possibilidades para diversificar ofertas e atrair mais clientes. Por isso, incentivamos o consumo local para fomentar a nossa economia, gerar emprego e renda. Somos uma cidade que desperta o interesse de investimentos”, afirma o presidente da entidade, Valter Moura Júnior.

   O gasto total médio planejado na compra de presentes é de R$ 245. Segundo a entidade, o apelo emocional estimula diversos segmentos do comércio, principalmente os voltados aos artigos masculinos como vestuário, calçados, perfumaria, eletroeletrônicos, artigos esportivos, livros, entre outros. A comemoração coincide com as liquidações de artigos de inverno, o que contribui para gerar um ambiente de oportunidades de compras a preços mais acessíveis.

   A pesquisa divulgada pela Acisa revela que 64% dos entrevistados preferem comprar itens de vestuário, acessórios e calçados, seguidos por perfumes e cosméticos (11%), cestas de café/doce e ferramentas (2,1% cada). Presentes de maior valor, como celulares e eletrônicos, devem menor participação nas intenções de compra.

Foto: Fernando Frazão – A.Brasil