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Dia dos Pais deve movimentar R$ 8,4 bilhões na economia

 Cerca de 21 milhões de paulistas devem ir às compras nos próximos dias atrás de presentes para o Dia dos Pais. A data, celebrada no domingo (13), integra as datas comemorativas do calendário do varejo do segundo semestre e contribui para incrementar o movimento das vendas.

 Segundo levantamento da Fede-ração das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP), em parceria com CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), junto do SPC Brasil e Offerwise, a movimentação da compra de presentes deve injetar R$ 8,4 bilhões na economia do Estado. A pesquisa aponta um aumento no número de pessoas que pretendem gastar mais neste ano. Cerca de 41% desejam comprar presentes melhores, 40% acreditam que os preços dos produtos estão mais altos e 28% querem comprar mais presentes.

  Pelo ABC, as Associações Comerciais e Industriais preveem um aumento de 5% a 8% nas vendas. De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), perfumes e vestuário deverão ser os itens mais procurados para presentear. “Acreditamos que haja grande procura por produtos de poder agregado não muito elevado por conta da proximidade da Black Friday, que já tem sido considerada como o segundo Natal. No entanto, cabe aos comerciantes preparar estratégias diferenciadas para atrair os consumidores”, afirma Pedro Cia Junior, presidente da Acisa.

  Para a Associação Comercial e Industrial de São Bernardo (Acisbec), a data vem sendo cada vez mais valorizada e incentivada por promoções e campanhas. A perspectiva é a de que o movimento comece a ganhar corpo neste fim de semana, que antecede o dia da comemoração, tanto em shoppings quanto no comércio de rua. “A economia ainda não alavancou, mas os empresários procuram aproveitar o período para fa-zer as promoções e campanhas, especialmente para liquidar o estoque de inverno, já que a previsão é a de que a temperatura suba ao invés de cair, o que é tradicional nesta época. Além de tudo, o consumidor cauteloso procura pesquisar preços antes de decidir pela compra”, afirma Valter Moura Júnior, presidente da Acisbec.

  De acordo com o levantamento da FCDL-SP, entre os presentes mais buscados para os pais, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (52%), seguidas de perfumes e cosméticos (34%), calçados (34%) e acessórios (24%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.

Lojas Físicas x E-Commerce – As lojas físicas representam a opção de local de compra mais escolhida entre os consumidores, 74%. Shoppings centers são o principal foco de compra, seguido por shoppings po-pulares e lojas de departamentos.

  Os canais digitais marcaram 39% da escolha dos entrevistados. “Os números mais elevados de compras em lojas físicas refletem a forma como o presente do pai é escolhido, geralmente de forma rápida, prática e precisa; pensando também na necessidade de troca do mesmo, fator que dificultaria uma compra online” afirma Maurício Stainoff, presidente da FCDL-SP.