Diadema celebrou, na última semana, os 20 anos de fundação do Polo de Cosméticos de Diadema, um Arranjo Produtivo Local (APL) que reúne empresas e empreendimentos, de Diadema e região, cujo trabalho gire em torno da área de cosméticos.
O Polo precisa ter algum tipo de governança e manter vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores – e era justamente essa articulação que vinha faltando nos últimos anos, praticamente paralisando o APL. “E ainda teve a pandemia,” complementa a vice-prefeita Patty Ferreira, também secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e responsável pela reativação do Polo. “Muitas empresas tiveram perdas, algumas até saíram da cidade, mas muitas permaneceram, outras mais chegaram e agora, com o enfraquecimento da crise de covid, é o momento exato para esta retomada”, diz.
O APL de Cosméticos de Diadema e Região foi idealizado em 2002 para ampliar a competitividade das empresas de cosméticos, e promover melhores condições de trabalho, corroborando para o desenvolvimento das empresas e da região. Instituído oficialmente por Lei Municipal, é hoje o maior polo cosmético do Brasil. O apoio ao desenvolvimento industrial gerou empregos e arrecadação, além de políticas sociais eficientes, ajudando o município a superar a imagem de “cidade da violência” para ser reconhecida como a “cidade da beleza”. Deste modo, a polo de cosméticos foi fundamental para resgatar a imagem da cidade e a autoestima dos moradores. Também promoveu a geração de novos empregos e estabeleceu um modelo de associativismo que permitiu orientar outras ações locais.
“Nós podemos até ter outros APLs aqui, mas esse, o de Cosméticos, a retomada dele me deixa muito feliz,” confessou o prefeito José de Flippi Jr, emocionado.
Patty concluiu: “Estamos celebrando os 20 anos do Polo de Cosméticos com esse grande anúncio da retomada. Foram 10 anos parados por falta de estímulos, Diadema até perdeu o título de APL, perdeu verba, incentivos. Agora, já recuperamos a APL e estamos aqui anunciando que o Polo está de volta. E, dessa vez, de olho não só nas indústrias, mas nos comércios, nos serviços – que faz, quem vende e quem usa. E é muito gratificante ver isso acontecendo em um novo mandato do Filippi”.