Cidades

Diadema chega a 70% das unidades com ‘UBS Nota 10’

Ao longo de três meses, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Tereza, no bairro Campanário em Diadema, recebeu equipes de manutenção e reforma para realizar as melhorias estruturais do Programa “UBS Nota 10. Mais acolhedora. Mais acessível. Mais humana” e, na quarta (26), a Unidade foi entregue oficialmente para a população durante a visita do prefeito José de Filippi Júnior ao serviço. 

Da manutenção geral, que permite um ambiente mais seguro, às novas placas de identificação, que facilitam o deslocamento e o fluxo dos usuários dentro da Unidade, todas as mudanças foram pensadas para trazer maior conforto a quem circula no local e melhores condições de trabalho para os trabalhadores e atendimento aos munícipes.

“O Programa UBS Nota 10 beneficia a rede de Atenção Básica e vamos fortalecer toda a rede de saúde de Diadema”, ressaltou o prefeito. Ele ainda lembrou os investimentos na área da saúde, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a reforma do Hospital Municipal de Diadema (HMD). “O projeto para a UPA Paineiras está pronto e, neste ano, vamos começar a construção do novo Hospital Diadema. Terá mais tecnologia, assistência, compromisso, recursos humanos e muito mais qualidade na atenção à população”, afirmou.

Com a conclusão desta UBS, Diadema chega a 70% das Unidades da Atenção Básica revitalizadas com o programa. “Tem a reforma do prédio, mas o mais importante é o que está dentro, o investimento nas equipes para ficar com quadro completo, farmácia abastecida e as demais melhorias. Esse é o resultado do trabalho coletivo e que vai trazer impacto positivo para todos que fazem uso da rede de saúde no município”, afirmou o secretário municipal da saúde, José Antônio da Silva.  

Inaugurado em 2016, o prédio da UBS passou por intervenções como manutenção hidráulica, revisão do telhado e das calhas, troca do compressor da odontologia, vidros, portas, luminárias, lâmpadas, recuperação de esquadrias, revisão geral de elétrica, pintura geral, instalação da sinalização de emergência e padronização da comunicação visual, com placas internas de sinalização/identificação, totem de senhas/painel eletrônico e chamadores de senhas.

A segurança foi ampliada com o sistema de monitoramento com câmeras/alarmes e de luzes de segurança na área externa.

A Prefeitura também fez melhorias na frente da unidade, como revitalização de placas de trânsito, reforço da sinalização viária e plantio de mudas no canteiro localizada na calçada de acesso à UBS.