Neste domingo (8), duas das sete cidades do ABC celebram aniversário. Diadema completa 65 anos e, Mauá, 70 anos. Os municípios são os mais ‘jovens’ da região, com exceção de Rio Grande da Serra, que completou 60 anos este ano.
Diadema surgiu no caminho que ligava São Bernardo à Santo Amaro. No século XVIII, poucos moradores foram se instalando no trajeto e, então, Diadema surgiu, sendo composta, até a década de 1940, por quatro bairros pertencentes à São Bernardo: Eldorado, Taboão, Piraporinha e Vila Conceição.
A ocupação em Diadema foi favorecida pela sua localização geográfica, entre o Litoral (Vila de São Vicente) e o planalto (Vila de São Paulo de Piratininga). Mas, apesar de sua boa localização e proximidade com a capital, Diadema tinha pouca participação na economia regional. Porém, com a inauguração da Via Anchieta e 1947, o município passou a abrigar sede de várias empresas. Em 1948, criou-se o Distrito de Diadema. Em 1958, foi aprovado o processo de emancipação pela Assembleia Legislativa. Em 1960, com a posse do primeiro prefeito, vice-prefeito e vereadores, instalou-se oficialmente o novo município.
Mauá tem história semelhante. Anteriormente chamada de “Cassaquera”, que significa “Cercados Velhos”, a cidade abrigava povos que transitavam no caminho que ligava, a então Vila de São Paulo ao litoral e que, atravessando o território, passava nas vizinhanças do atual leito ferroviário, às margens do rio Tamanduateí. Com o tempo, o local tornou-se passagem obrigatória para os povoados de Pilar e São Bernardo. Mas, só houve progresso no local após a construção Ferrovia Santos Jundiaí. Em homenagem ao construtor da ferrovia, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, em 19626, a estação ferroviária passou a se chamar Mauá. Em 1938, foi recriado o município de Santo André, passando o distrito de Mauá a pertencer ao novo município. Em 1953, após plebiscito, foi decretada a emancipação e surgimento do Município de Mauá.
Hoje, Diadema e Mauá ocupam posição de destaque na economia nacional. Diadema possui Produto Interno Bruto (PIB) que ultrapassa os R$ 18,4 bilhões e, Mauá, R$ 20,7 bilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2021,o PIB de Diadema colocou o município na 22ª posição no ranking dos municípios de São Paulo com maior PIB. Atualmente, o setor de serviços é responsável por 52,7% do PIB, a Indústria por 28,1% e a Agropecuária por 19,1%.
Em Mauá, a 11ª maior cidade do Estado, são as indústrias que mais contribuem para a arrecadação municipal. Na composição do PIB do Município de Mauá, o setor de serviços responde por 46,9%, a indústria por 37,3% e os impostos por 15,8%, segundo dados do Sistema Estadual de Análise de Dados de 2023. As cidades, assim como toda a região do ABC, não param de crescer e se destacar na economia mundial.
Nesta edição, trazemos entrevistas com os atuais prefeitos Marcelo Oliveira (Mauá) e José de Filippi Júnior (Diadema), onde podem ser conferidas as conquistas dos municípios dos últimos anos. Parabéns, Mauá e Diadema!
Adicione um comentário