
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, assinou, na sexta (17), a ordem de início das obras de adequação do 3º andar do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde, onde será instalado o Saúde Integrada da Mulher (SIM), serviço que reunirá, num só local, atendimento às mulheres com consultas e exames, antes realizados em diferentes unidades da cidade. O SIM terá capacidade para atender cerca de 10 mil mulheres por mês e realizar 2 mil exames mensais.
O SIM será um espaço de prevenção, diagnóstico e acompanhamento especializado, onde haverá exames de mamografia, ultrassonografia (obstétrico, morfológico, mama, transvaginal), citologia cervical (Papanicolau) e colposcopia, além de acompanhamento do pré-natal de alto risco com ginecologista, mastologista, enfermeiros especialistas e equipe multidisciplinar. O espaço ainda contará com uma brinquedoteca e fraldário. Serão sete consultórios.
O anúncio foi acompanhado pelo secretário de Saúde de Diadema, Antônio Carlos do Nascimento e do adjunto Gustavo Tomaz; pela deputada estadual Ana Carolina Serra, autora da emenda parlamentar que destinou verba para a saúde municipal; pelo ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra; pela vereadora Fernanda Durães e os vereadores Rodrigo Capel, presidente da Câmara; Jerry Bolsas; Cicinho; Juninho do Chicão; Cabo Angelo; Reinaldo Meira; Marcinho Júnior e Jefferson Leite, além de outras autoridades e secretários municipais.
A deputada Ana Carolina Serra, que destinou R$ 1 milhão para a saúde do município, lembrou que desde o início da gestão Taka o recurso da emenda vem sendo articulado, sendo uma preocupação de longo tempo. “Saúde é o primeiro passo”, disse. “Não tem como a população de Diadema se desenvolva sem ser atendida em suas necessidades básicas na saúde. Esse serviço também traz a humanização do atendimento e do acolhimento à mulher num mesmo espaço”, completou.
A previsão é inaugurar o novo serviço integrado em dezembro, como parte das entregas da Administração nas comemorações do aniversário da cidade. “Será um espaço totalmente aprazível, onde a mulher vai ser acolhida com muito carinho”, disse o prefeito. Taka lembrou que o andar estava ocioso e agora, com o serviço, “cada pedacinho” será aproveitado com consultórios e exames, trazendo de volta “dignidade e respeito para todos da cidade”.
O secretário de Saúde destacou que o SIM é um exemplo da otimização do investimento, pois a saúde tem demandas infinitas, para recursos finitos. “Então, a ideia é otimizar os serviços em favor da saúde da população. O SIM foi a forma de utilizarmos o recurso concentrando o atendimento e trazendo mais dignidade à mulher”.
Adicione um comentário