
Diadema irá dar início à Vacinação contra a Influenza e, no sábado (5) de abril, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas, das 8h às 17h, para aplicação das doses. Após essa data, o imunizante continua disponível de segunda a sexta, exceto feriados e pontos facultativos, no horário de atendimento das salas de vacina.
A vacina de 2025 vai proteger contras as cepas H1N1, H3N2 e B e a campanha tem o objetivo de reduzir complicações e hospitalizações pela influenza, como a pneunomia, nos grupos mais vulneráveis.
Nesta fase, o público prioritário é formado por 133.243 pessoas, entre crianças de seis meses de idade a cinco anos, 11 meses e 29 dias; pessoas com 60 anos e mais; gestantes; puérperas; indígenas vivendo fora das terras indígenas; trabalhadores de saúde; pessoas com deficiência permanente; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); funcionário do Sistema de Privação de Liberdade; pessoas com comorbidades; professores e pessoas em situação de rua.
Para receber a dose é preciso levar documento de identidade com foto e caderneta de vacinação e, se possível, carteirinha da UBS. Crianças e jovens devem estar acompanhados por um responsável com mais de 18 anos. o endereço das UBSs estão em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.
Mudança
Em 2025, a vacina contra influenza passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças entre seis meses de idade e seis anos incompletos, idosos com 60 anos e mais e gestantes. Assim, além dos imunizantes específicos para esses públicos, a dose contra a gripe entra nessa relação.
A Campanha Nacional vai começar oficialmente em 07 de abril, entretanto, a orientação é para que os municípios aplicarem a vacina a partir da chegada das doses. Nesta semana, o Ministério da Saúde (MS) enviou à Diadema 7.300 doses para dar início à campanha. Ao longo dos meses, o município deve receber mais vacinas para imunizar o público alvo. A Secretaria de Saúde já começou a distribuição às Unidades, preparação de logística e atualização dos profissionais da saúde para aplicação das doses.
Febre amarela
No sábado (5), além do público alvo para a campanha de influenza, as UBSs receberão a população para atualização da caderneta de vacinação e aplicação de vacinas contra dengue e febre amarela.
Podem se vacinar contra a dengue, jovens entre 10 e 14 anos. Já o imunizante contra a febre amarela está disponível, em duas doses, para crianças entre nove meses e cinco anos, e em dose única para público a partir dos cinco anos.
Adicione um comentário