O projeto “Rua da Gente – Circuito entre Parques” vai começar no domingo (28), das 8h às 16h, mas já está deixando a cidade mais alegre, bonita e saudável, porque vai interligar os dois parques da região central (Paço e Pousada dos Jesuítas). Para isso, um trecho da avenida Antônio Piranga será interditada para trânsito de veículos e liberada para uso da população com atividades de lazer, esporte e cultura. O público que já frequenta o Parque do Paço e o Parque Pousada dos Jesuítas gostou e aprovou a iniciativa da Prefeitura.
As jovens esportistas, Isabelly do Nascimento e Déllis Cristina, só conhecem o Parque do Paço, mas agora ficaram curiosas e querem conhecer o outro parque também. Além de basquete, as estudantes gostam de caminhar. “Muito legal, porque esse trecho passa a ter mais segurança e frequentadores” disseram. “Como minha mãe costuma correr no final de semana, vou contar pra ela e tenho certeza de que ela vai gostar muito dessas novidades todas”, contou Déllis.
Morador do Jardim Canhema, Victor Henrique faz caminhadas diárias com Dojhow, seu cão da raça American Pitbull Terrier. Para ele, que reside em apartamento, caminhar é sinônimo de saúde, por isso frequenta sempre os dois parques centrais da cidade. Victor disse que fica feliz com a ampliação das opções de lazer no final de semana. “Essa obra é um presente muito legal porque torna a cidade mais bonita e atrativa, contribuindo para que a população pratique mais atividades físicas ao ar livre e tenha mais saúde”.
O aposentado Robert Peter de Almeida conta que conhece o Parque Pousada dos Jesuítas desde criança e que seu avô era um dos emancipadores do município. Caminhada é sua atividade física favorita quase todos os dias. Ele disse que já costuma passar nesse trecho que a Prefeitura está revitalizando, mas que vai ficar mais gostoso e interessante para quem deseja se exercitar andando.
Robert parabenizou a Prefeitura pelo projeto porque vai incentivar as pessoas a se movimentarem mais e adoecerem menos, melhora a relação entre as pessoas e oferece mais locais agradáveis para lazer. “Como esse projeto vai atrair mais pessoas para os dois parques, a Prefeitura vai precisar ampliar a Academia ao Ar Livre e se possível colocar professores pra gente usar certinho e com segurança sem risco pra saúde”, pediu.
Munícipe há 30 anos, Antônio Souza da Silva costuma caminhar e se exercitar no Parque Pousada dos Jesuítas. “Nossa cidade é carente de área de lazer, por isso é importante divulgar bastante esse novo projeto e os parques, também para os novos moradores”. Antônio também elogiou a iniciativa de interditar a avenida para os carros, tornando a área mais segura para todas as pessoas.
O Circuito entre Parques agradou corredores de rua como Humberto da Silva, que está nos treinos preparativos para correr uma Meia Maratona.
Natural da cidade, Humberto tem 56 anos e reside no Parque Real. “Costumo fazer meu treino mais intenso nas ladeiras do Parque Pousada dos Jesuítas. Gostaria até de agradecer à Prefeitura pela revitalização e reabertura do parque e priorizar a conexão de lazer e saúde”.
O corredor também parabenizou a cidade pelas recentes corridas de rua. “Mas gostaria de pedir mais eventos assim porque a gente corre fora, mas o prazer é muito maior quando corremos na nossa própria cidade”, reivindicou.
Rua da Gente – Circuito entre Parques
Com a interligação entre o Parque do Paço e o Parque Pousada dos Jesuítas, a população poderá usufruir para atividades de lazer, esporte e cultura, um trecho interditado de 980 metros que corresponde a pista sul (centro-bairro) da avenida Antônio Piranga. O trânsito de veículos será desviado para a avenida Fábio Eduardo Ramos Esquivel, inclusive as duas linhas de ônibus. Já o cruzamento da avenida Prestes Maia será desviado para a rua Amélia Eugênia.
O circuito vai ser animado com muitas atividades como lazer sobre rodas, ações culturais e esportivas, pista de caminhada, entre outras.
O público também vai ganhar trecho de calçada nova que totaliza 450 metros, desde o Parque do Paço, passando sob o viaduto 8 de Dezembro (Imigrantes) até a avenida Fabio Eduardo Ramos Esquivel, próximo à alça da Imigrantes sentido São Paulo.
Além disso, a Prefeitura também sinalizou com pintura na cor verde, uma faixa de mais 920 metros pela calçada sul da avenida Fábio Eduardo Ramos Esquivel, rua Orense até avenida Antônio Piranga, ligando o Terminal Diadema ao Circuito dos Parques.
Entre as atividades que serão oferecidas à população, a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar vai participar com ações de Educação Alimentar e Oficinas de Horta em Casa. A pasta ainda informa que as ações de Educação Alimentar serão realizadas quinzenalmente no Parque Pousada dos Jesuítas, e a oficina de Horta em Casa será realizada mensalmente no Parque do Paço.