Educação

Diadema lança programa ‘Recicla Diadema nas Escolas’

A Prefeitura de Diadema, na terça (15), lançou o programa Recicla Diadema nas Escolas, com a instalação de 80 pontos para coleta de resíduos recicláveis em escolas da cidade. O programa tem como objetivo incentivar a educação ambiental dos moradores e ampliar a coleta de resíduos no município. Serão instaladas 60 bags nas escolas municipais e 20 em escolas estaduais e particulares.

O prefeito José de Filippi Junior destacou que a instalação dos bags nas escolas é mais um passo na administração da cidade para preservação do meio ambiente e para conscientização da população sobre a importância da reciclagem. “A coleta seletiva precisa da educação ambiental e a melhor forma de educar os adultos é começando pelas crianças”, afirmou. “A gente precisa sempre lembrar dos três R’s – reduzir, reutilizar e reciclar – para que a gente tenha uma cidade e um planeta que preserve as matérias primas e reduza a poluição. Tudo isso também é melhoria na saúde”, completou.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wagner Feitoza, o Vaguinho, com a instalação das 80 bags, todas as escolas municipais terão pontos de coleta de resíduos recicláveis. “Hoje, as cooperativas coletam quase 1 tonelada de material reciclável por dia, sendo 30 toneladas por mês. A intenção é aumentar. Vamos colocar faixas nas escolas para educar nossas crianças para que isso aconteça”, afirma. A cidade possui atualmente quatro cooperativas que empregam 45 pessoas.

A secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, ressaltou a importância do descarte correto dos resíduos. “Partimos da educação integral como um princípio. Tentamos trabalhar nas quatro dimensões Letramento Metamático, Cultura, Esporte e Lazer e Educação Ambiental. Dentro da Educação Ambiental, trabalhamos a sustentabilidade. Temos composteira e horta em todas as escolas de educação integral. Não é só instalar a bag. É a bag e o diálogo. Precisa haver essa conexão entre o social e ambiental. Um desafio para nós é qualificar e orientar a população para o descarte correto dos resíduos, o que facilita o trabalho das cooperativas”, afirmou. “Além da educação ambiental, trabalhamos a educação social ambiental. É mais fácil educar a criança, do que educar o adulto”, completou a formadora do macrocampo Meio Ambiente do programa de educação integral Mais Educação, Maristela Pereira.

As primeiras escolas a receberem as bags foram Tarsila do Amaral e Chico Mendes, ambas no Jardim Sapopema.

 

Fotos: Divulgação PMD