Frances Rose Shore, ficou conhecida no mundo artístico como Dinah Shore, nascida na cidade de Winchester-Tennessee no dia 24 de fevereiro de 1916, filha dos imigrantes e comerciantes russos-judeus, Solomon e Anna Shore. Ela alcançou destaque como cantora na era das big bands e do Swing e um sucesso ainda maior, posteriormente na televisão como apresentadora de programas de variedades.

Após não conseguir ser lady-crooner das bandas de Benny Goodman, Jimmy e Tommy Dorsey, decidiu seguir carreira solo, conseguindo na época grande exposição no rádio. Entre 1940 e 1957, teve no disco, aproximadamente 80 sucessos nas paradas, aparecendo em um punhado de películas cinematográficas rodadas em Hollywood.
Teve uma careira de quatro décadas na televisão norte-americana, estreando com seus próprios programas de música e variedades de 1951 a 1963, apresentando também dois “talk-shows” (programas de entrevistas) na década de 1970. A revista The TV Guide a classificou em 16º, lugar na lista das 50 maiores estrelas da televisão de todos os tempos. Estilisticamente Dinah Shore foi comparada a duas proeminentes cantoras que a seguiram em meados do final da década de 1940 e início da década de 1950, Jo Stafford e Patti Page.
Quando Dinah tinha 16 anos, a mãe faleceu repentinamente em face de um ataque cardíaco. Prosseguindo seus estudos básicos, matriculou-se na Universidade Vanderbilt, formando-se em 1938 e recebendo o diploma de sociologia. Após a formatura, decidiu retornar à carreira de cantora, mudando-se para New York e iniciando testes em emissoras de rádio locais. Em várias audições, interpretava a canção popular “Dinah”, dos compositores George e Ira Gershwin. Foi o disc jockey Martin Block que a chamou de “garota Dinah” que, logo pegou, tornando-se seu nome artístico e sendo contratada pela emissora WNEW, onde se apresentava em programas com o então jovem e também iniciante cantor Frank Sinatra.
Em março de 1939, Dinah estreou em rede nacional no programa de domingo à tarde da CBS Radio intitulado “Ben Bernie´s Orchestra”. Em 1940 se tornou cantora de destaque no programa da NBC Radio “The Chamber Music Society of Louver Basin Street”, uma importante vitrine para canções tradicionais de Dixieland e Blues. Sua presença tornou o programa tão popular que foi transferido das 16h30. de domingo à tarde para o horário nobre das 21hs de segunda-feira à noite no mês de setembro.
Em 1943, Dinah apareceu em seu primeiro filme, “Thank Your Lucky Stars” (Agradeça às estrelas da sorte), ao lado do cantor e ator Eddie Cantor. A seguir voltou ao rádio no programa “Paul Whiteman Presents”. Durante esse tempo a América do Norte estava envolvida na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e Dinah se tornou a favorita das tropas acantonadas na Europa.
O acervo fonográfico foi construído nas etiquetas RCA Victor, Columbia e Capitol Records, com as canções: “I Love You (For Sentimental Reasons)”, “The Gypsy”, “The Anniversary Song”, “Buttons and Bows”, “Till The Clouds RollBy”, “My Heart Cries For You”, “Once In a While”, “Love and Mariage”, “Sweet Violets”, “If I Give My Heart To You” e outros temas mais de alto nível de vendas.
Em 1956 Dinah começou a apresentar na televisão uma série mensal de especiais com a duração de uma hora, totalmente coloridos, como parte do programa “The Chevy Show”, da rede NBC. Esses programas tornaram-se tão populares que, na temporada seguinte, foi alterado para “The Dinha Shore Chevy Show”, com ela comandando três das quatro semanas do mês. Transmitido “ao vivo” e na famosa “linving color” da NBC, tornaram-se dos mais assistidos das décadas de 1950 e início de 1960. Apareciam artistas conhecidos do grande público como Ella Fitzgerald, Peggy Lee, Frank Sinatra, Pearl Bailey, Tenesse Ernie Ford e Mahalia Jackson, entre muitos outros.
Após uma longa e brilhante carreira como cantora, atriz e personalidade na televisão. Dinah Shore veio a falecer no dia 24 de fevereiro de 1994, aos 77 anos de idade. Uma mulher bonita, elegante e de muito talento que, mercê de suas qualidades, teve uma legião de admiradores no disco, cinema e televisão.

















Adicione um comentário