O documentário “O SKT Me Levou” tem estreia, neste sábado (12) de novembro, na Matilha Cultural, em São Paulo, onde acontecem três sessões gratuitas. No dia 24 de novembro, o filme chega às plataformas de streaming. A produção já figurou na 46ª Mostra Internacional de Cinema na categoria Novos Diretores.
Na Matilha Cultural, as sessões de “O SKT Me Levou” acontecem às 17h, 19h e 21h, cada uma delas tem capacidade para 70 pessoas. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria com 30 minutos de antecedência.
No dia 24 de novembro, o documentário entrará em importantes plataformas de streaming como Apple TV, GooglePlay, VivoPlay, Claro Tv e iTunes.
“O SKT Me Levou” é dirigido por Lecuk Ishida, um dos poucos diretores asiáticos no país, que também é skatista. O cineasta levanta a bandeira dessa representatividade amarela porque, segundo ele, “dizem que ser artista no Brasil não é coisa de japa!”.
O documentário narra duas histórias entrelaçadas que correm como rios paralelos: a de memórias de skatistas brasileiros, que relatam aprendizados e vivências, atravessando várias décadas; e a de Rogério Mancha, primeiro técnico da seleção olímpica de street skate do Brasil, com sua trajetória de altos e baixos e muita superação – um garoto tímido e disléxico que sofreu bullying e encontrou seu lugar no mundo do skate e conquistou muitos campeonatos e batalhas. Batalhas pelo direito de existir, de pertencer, ascensão, queda, quase morte, resiliência e redirecionamento; todos os movimentos que cabem em uma vida estão nessas duas histórias.
Lecuk acredita que a relação entre o ser humano e seus gadgets, aqui representado pelo skate, transforma o próprio homem. Para o diretor, “inconscientemente, o skatista codifica o seu entorno de modo diferente, criando um novo olhar e uma nova maneira de pensar e agir porque ele está acostumado a ver a cidade de lado e numa outra velocidade. É impossível ele não ver as desigualdades sociais pelas ruas. E tudo isso cria uma identidade autêntica que o leva a muitos lugares na vida”.
O documentário é uma produção da Bobó Filmes com roteiro de Tetê Cartaxo. A obra contou ainda com a consultoria estratégica da Onze Marketing e Comunicação, que atuou como produtora associada e ficou responsável pela experiência de marca dos parceiros do filme; o trabalho garantiu a participação do Banco BV, que assina como patrocinador de “O SKT Me Levou” e desde 2018 é um dos principais investidores e incentivadores do skate brasileiro.