Política

Doria anuncia novas medidas contra o coronavírus

O governador do Estado, João Doria, acaba de anunciar, durante coletiva,nesta quinta (19), novas medidas contra o coronavírus, para a região metropolitana de São Paulo.

1ª) Recomendação para igrejas e templos de ordem religiosa, a partir de segunda (23), que evitem a realização de missas e cultos. Não significando o fechamento e sendo recomendado, preferencialmente, que promovam virtualmente ou por canais de TV os cultos e missas.

2ª) Suspensão das tarifas públicas de água, denominada Tarifa Social, pela Sabesp, para 506 mil famílias de menor renda, por 90 dias, ou seja, de abril até junho.

3ª) Férias do funcionalismo para 165 mil professores da rede estadual de ensino, sendo 150 mil professores e 15 mil da Rede Paulo Souza.

4ª) Suspensão da cobrança de protestos de devedores de Pessoa Física e Jurídica ao Estado, da dívida ativa, por 90 dias, a partir do dia 1º de abril;

5ª) Determinação da Associação Paulista de Supermercados (APAS) para todos os supermercados comercializarem o álcool em gel com margem zero de lucro.

Também foi anunciado que a Cooperalcool realizou a doação de 50 mil frascos de álcool em gel para a Segurança Pública do Estado, ou seja, para as Polícias Militar, Civil, Científica e o Corpo de Bombeiros.

O governador ainda fez um apelo sobre a importância do funcionamento, ainda que com medidas regulamentadas e preventivas, dos portos, aeroportos, que transportam agentes de segurança, de saúde e pacientes portadores de doenças para tratamentos de saúde, além do transporte de mantimentos e produtos, para que não haja desabastecimento.

O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, anunciou ainda que há 16 casos graves suspeitos, sendo 7 internações em um hospital privado, 4 em outro hospital privado, 3 em outro privado e 2 casos no Hospital Emílio Ribas.

Não existe levantamento sobre os casos entre os próprios agentes de saúde e médicos dos hospitais no Estado de São Paulo.