Opinião

Duas modalidades perigosa

Leio nos jornais e revistas especializadas, o aparecimento de um novidade em apartamentos, principalmente em apartamentos de um dormitório: são as chamadas sacadas avarandadas que possuem churrasqueiras e pertences.
A meu ver, é uma modalidade perigosa, porque a churrasqueira e os consequentes podem cair no apartamento de baixo e até mesmo nos inferiores, ocasionando sérios incidentes.
Não se entende até hoje tal desacerto. Um amigo meu, profundo gozador, costuma dizer que “pobre não deve ter churrasqueira em sacada”. E com razão!
É preciso espaço, pelo mínimo um quintal ou área, para se ter uma churrasqueira. Aliás, churrasco não é minha praia, pois eu ainda preciso de prato, garfo, faca, mesa e cadeira, para comer alguma carne.
Outra novidade, também com repercussões nefastas, é o surgimento desse horror que são os condomínios clubes, que vão esgarçar o frágil tecido da vida familiar.
Imaginem: um prédio de condomínio com donas de casas, jovens e crianças dentro de um recinto com restaurante, bares, confeitarias, servindo fatalmente de atração desde a manhã até a noite. Jovens e crianças se deleitando com sanduíches e doces, influindo negativamente no almoço e demais refeições, dispondo de jogos e divertimentos durante todo o dia. Estudar, quando?
As donas de casa, pouco a pouco, perdendo a classe, já saem dos seus quartos com trajes de dormir e vão tomar café nos comes e bebes. As senhoras e moças, assim, começam a perder o ela de se vestir como se deve.
As consequências de tal desatino aparecerão se a moda pegar. Esperemos que não.

Nelson Zanotti é professor emérito da Fundação Santo André, Sítio de Tangarás.