
Com apenas 14 anos, Duda Ribeiro desponta como uma das grandes promessas do skate brasileiro. Natural do Rio de Janeiro e moradora de Maricá há cinco anos, a jovem encontrou na cidade o impulso necessário para transformar sua paixão pelo esporte em uma trajetória vitoriosa. Na próxima terça (18), a partir das 14h, Duda competirá no Parque Linear do Flamengo, na 1ª Semana Olímpica e Paralímpica de Maricá.
Desde muito pequena, Duda já demonstrava interesse pelo skate. Sua mãe, Ellen Ribeiro, conta que o encantamento começou aos 12 meses de vida, quando viu um parente andar de skate. A curiosidade e a vontade de praticar só cresceram ao longo dos anos, e a mudança para Maricá foi um divisor de águas. Foi lá que a menina deu início a uma jornada que a levaria a grandes conquistas.
“Achei um skate no quintal do meu primo e comecei a andar sentada. Levei para minha casa e ficava brincando e me divertindo com ele. Lembro que, quando era mais nova, eu andava de skate sentada e descia uns morros bem altos perto da casa da minha avó”, relembrou Duda.
A jovem skatista conquistou uma bolsa integral em uma escola particular de Maricá graças ao esporte, tornando-se a representante da instituição nas competições. Em 2024, sagrou-se campeã do Intercolegial, mostrando seu potencial já nas disputas estudantis. No mesmo ano, brilhou em competições nacionais, vencendo o Campeonato Brasileiro de sua categoria, o SLC Select Series e o STU On Tour.
“O ano de 2024 foi muito bom para mim. Eu competi em vários campeonatos grandes, andei muito bem neles e ganhei a maioria. Estou muito feliz pelo ano passado e espero que 2025 seja da mesma maneira”, vibrou Duda.
Os expressivos resultados levaram Duda a ser convidada para disputar uma etapa da Street League Skateboarding (SLS) em 2025, um dos mais prestigiados circuitos mundiais da modalidade. A data ainda será definida, mas a skatista já se prepara intensamente para encarar esse novo desafio e seguir elevando seu nível técnico.
Inspirada por nomes como Rayssa Leal, Duda desponta como uma das grandes esperanças do skate brasileiro. Seu talento foi identificado ainda cedo pelo professor Igor Carvalho, que a convidou para treinar e desenvolver suas habilidades. Com o incentivo dos pais, Ellen Ribeiro e Wagner Souza, Duda abraçou o skate e, desde então, tem se dedicado cada vez mais ao esporte. “Os meus pais são muito importantes na minha carreira. Eles sempre me ajudam nas viagens, me levam para todos os lugares e sempre me apoiam muito”, comemorou.
Além dos treinos em Maricá, a jovem skatista também aprimora sua técnica em Niterói, onde treina sob a supervisão de seu treinador. Duda é um dos talentos revelados pelo projeto Maricá Cidade Olímpica, iniciativa criada em 2022 por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Maricá e o Instituto Carioca. O programa tem como objetivo descobrir, formar e desenvolver jovens atletas de alto rendimento a partir dos 14 anos no município. “O projeto de Maricá é muito importante porque foi a partir dele que eu conheci o meu professor Igor Carvalho, que me treina até hoje. O projeto de Maricá me apoia bastante, oferece dias de treinos e acho isso muito importante na vida de um atleta”, analisou Duda.
O projeto Maricá Cidade Olímpica contempla sete modalidades olímpicas (vôlei de praia e de quadra, basquete 3×3, handebol, skate street, remo e tiro com arco) e quatro modalidades paraolímpicas (tiro com arco, remo, bocha e vôlei sentado). O projeto tem se consolidado como um celeiro de talentos, e Duda Ribeiro é um exemplo do impacto positivo que essa iniciativa tem na formação de novos atletas.
Com uma trajetória ascendente e grandes desafios pela frente, Duda segue firme no sonho de se tornar uma referência no skate brasileiro e mundial. Determinada e talentosa, a jovem de Maricá promete ser um nome a ser lembrado nas futuras competições do cenário internacional.
Crédito: Divulgação
Adicione um comentário