Cidades São Caetano

EcoTroca no bairro Fundação entrega 408 kg de alimentos não perecíveis

Encontro com moradores aconteceu na EMEF Senador Fláquer

Moradores de São Caetano participaram, na quinta (15), do 11º EcoTroca de 2024, no Bairro Fundação, local da primeira edição do programa, em 2023. O encontro com moradores na EMEF Senador Fláquer rendeu 408 kg de alimentos aos moradores em troca dos recicláveis.

Um fato que chamou atenção nesta edição foi o trabalho realizado junto ao grupo de alunos e pais de alunos da Senador Fláquer (via WhatsApp), para que eles levassem recicláveis para serem trocados pelos alimentos. Cerca de 40 alunos das turmas da manhã levaram itens recicláveis para a escola.

O EcoTroca é uma parceria da Prefeitura com o Fundo Social de Solidariedade e o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental). A cada 1 kg de material reciclável ou 1 litro de óleo de cozinha usado, o morador recebe 1 kg de alimento e uma barra de sabão (limitado a 5 kg por morador por entrega). As trocas acontecem sempre das 10h às 12h30 ou até terminar o estoque. 

“É um programa que contribui para a geração de renda, para o combate à insegurança alimentar e, ainda, tem na sustentabilidade seu maior pilar, principalmente pelo aspecto econômico e social. Com certeza, é um programa que melhora a qualidade de vida dos moradores da nossa cidade. Inclusive, foi gratificante verificar que alunos também participaram hoje trazendo itens recicláveis para a escola”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior.

Os alimentos são provenientes de doações das redes varejistas e atacadistas, além de outros parceiros, e encaminhados ao Banco de Alimentos. Dessa forma, o EcoTroca proporciona aos cidadãos uma alimentação mais enriquecida e saudável, proporcionando maior segurança nutricional.

A presidente do Fundo Social e primeira-dama, Denise Auricchio, participou da elaboração do programa ao lado do prefeito Auricchio. “Este programa transfere um auxílio econômico  ao orçamento familiar, com a entrega de alimentos não perecíveis. Além disso, recebemos produtos recicláveis e óleo de cozinha usado, que é de difícil descarte”, acrescentou Denise Auricchio.

ALUNOS
O diferencial da 11ª edição do EcoTroca em 2024 foi a participação dos alunos da EMEF Senador Fláquer, escola centenária, mais antiga instituição de ensino de São Caetano.

“Desde que ficamos sabendo que a edição do EcoTroca seria aqui em frente à escola iniciamos um trabalho com os alunos e os pais dos alunos, através do nosso grupo de WhatsApp para que eles participassem e foi um sucesso a participação dos nossos alunos. Além da questão social, com a troca de alimentos, há a questão ambiental, com a reciclagem correta do óleo vegetal,que também trabalhamos nas disciplinas escolares”, finalizou a assistente de diretoria, Margherita Cervásio.