A rede municipal de Ribeirão Pires foi escolhida para sediar o Projeto Zupt, promovido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL). Unidades de ensino como Eng Carlos Rohm I, Herbert José de Souza, Com. Abdalla Chiedde e Prof. Antônio Lacerda Bacellar estão disseminando conhecimentos voltados ao consumo consciente de energia e recursos naturais. A iniciativa contemplou apenas duas cidades do estado de São Paulo.
O projeto é oferecido aos alunos do Fundamental I e II. Em uma das etapas, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender o caminho que a energia elétrica percorre até chegar aos imóveis. Outra proposta incluída no cronograma é o quebra-cabeça colaborativo, cuja ação fomenta o trabalho em grupo e a descoberta de elementos que geram energia.
Dentre os 645 municípios do Estado, Ribeirão Pires foi escolhida junto à cidade de São Paulo para sediar o projeto. A escolha partiu do compromisso sustentável da Estância ribeirão-pirense, conforme destaca Tatiana Yoshida, especialista em sustentabilidade da ENEL São Paulo. “Além de ser uma cidade em área de manancial, a escolha foi feita devido ao compromisso com a Agenda 2030. Promover essa iniciativa de educação do consumo de energia e recursos naturais é muito importante”, observa.
O prefeito Guto Volpi reforçou a sustentabilidade como foco das ações. “Pensamos muito na questão sustentável. Hoje, diminuímos em 30% o consumo de energia elétrica na cidade com a instalação das lâmpadas de LED. Estamos trabalhando para a instalação de placas solares na Prefeitura para reduzirmos ainda mais a demanda energética. E a promoção do Zupt para as crianças significa a mudança que queremos para o futuro”, afirma.
Foto: Divulgação