Eleições

Eleições 2022: convenções partidárias começam nesta quarta (20)

O prazo para que os partidos políticos e federações realizem suas convenções para decidir sobre coligações e os candidatos que vão concorrer em outubro deste ano começa nesta quarta (20) e segue até o dia 5 de agosto. 

A convenção poderá ser feita de forma presencial, virtual ou híbrida. Nela, serão selecionados os candidatos e candidatas para concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente da República; governador e vice-governador; senador e suplentes; deputado federal; deputado estadual e deputado distrital (DF).

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lançará a candidatura da chapa presidencial neste domingo (24) de julho, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, durante a convenção do PL.

O PT fará ato em São Paulo, nesta quinta (21), mas ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deverá comparecer à oficialização de seu nome, para fazer campanha de rua na região onde nasceu em Pernambuco. O pré-candidato a vice de Lula, Geraldo Alckmin (PSB) e o presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante (PT), acompanharão o ex-presidente no Nordeste.

A aposta do partido é fazer uma grande manifestação política durante a convenção do PSB, que irá oficializar o ex-governador Geraldo Alckmin, como candidato a vice na chapa de Lula. O petista também deverá comparecer à convenção nacional do PSB, que acontecerá na sexta (29), em Brasília.

Já o MDB pretende lançar o nome da senadora Simone Tebet ao Palácio do Planalto, na quarta (27).

O pré-candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes será oficializado, nesta quarta (20), na convenção do partido.