Negócios

Eletra apresenta, em Brasília, novo ônibus elétrico 100% brasileiro

A Eletra, empresa brasileira de tração elétrica sediada em São Bernardo, apresentará ao público do Distrito Federal, na terça (7), um de seus mais recentes lançamentos, o e-Bus 12,1m.

É um ônibus elétrico inteiramente produzido no Brasil, com tecnologia nacional e participação de algumas das principais empresas de transporte público sustentável do país, como Caio, Mercedes-Benz e WEG.

O lançamento será no C-Move Brasília e Dia da Mobilidade Elétrica, dias 7 e 8 de março de 2023, a partir de 9h.

O e-Bus 12,1m terá uma adesivação especial, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). O C-Move Brasília será no Brasil 21 Convention-Meliá (Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, Conjunto A, Bloco B, Asa Sul).

INDÚSTRIA BRASILEIRA

O e-Bus 12,1m é resultado da parceria da Eletra com a Mercedes-Benz (chassi), WEG (motores elétricos e bateria) e Caio (carroceria). Faz parte de um portfólio de cinco novos ônibus elétricos Eletra que serão lançados ao longo de 2023, todos fabricados no Brasil.

Segundo Milena Romano, presidente da Eletra, a empresa está preparada para atender à demanda por eletrificação de frotas de transporte público em qualquer cidade do Brasil ou do exterior. “Nossa meta é nos posicionar no mercado como a maior e mais versátil montadora de ônibus elétricos da América Latina”, disse.

Para enfrentar esse desafio, em 2022 a Eletra transferiu toda a sua operação para uma ampla área industrial de 27 mil m² no km 16 da Via Anchieta (SP).

Na nova fábrica, produzirá 1.800 ônibus elétricos/ano, ou 150/mês, podendo ampliar essa capacidade em até 50%, conforme a demanda.

CARREATA

O e-Bus 12,1m circulará pelas ruas de Brasília na carreata de veículos elétricos programada para o Dia da Mobilidade Elétrica (8 de março). A carreata terá saída às 15h do Brasil 21 Convention e passará pelo Eixo Monumental; irá contornar a Praça dos Três Poderes; fará retorno pelo Eixo Monumental e o encerramento acontecerá no Estádio Mané Garrincha.