A proposta de compra do Twitter por Musk, então, equivaleria a um experimento do mundo real em um aplicativo de mídia social paralelo sem restrições sobre o que as pessoas podem fazer ou dizer. Não sei como ficaria quando aplicado.
Truth Social não permite a liberdade absoluta de expressão. Poucas pessoas querem ter seus feeds de mídia social obstruídos por anúncios de spam de criptomoeda, arremessos de recrutamento de terroristas ou assédio de crianças. Ninguém sabe ao certo como seria um Twitter que não presta contas a ninguém além de Musk. (Uma pergunta intrigante: Musk restauraria a conta do Twitter de Trump?)
É divertido imaginar o que você faria se fosse o chefe do Twitter, mas não é tão divertido ser o dono do Twitter. Veja Mark Zuckerberg comandando o Facebook. Esse cara não parece estar se divertindo.
“Meu palpite é que Musk gosta de poder dizer ao Twitter o que fazer e não se importa muito com o fato de realmente ser feito”, disse Matt Levine, escritor da Bloomberg Opinion, na terça-feira em uma coluna assustadoramente presciente.
Se o Twitter fosse de propriedade exclusiva de Musk, ele não precisaria se preocupar com os caprichos do preço das ações ou com as exigências dos acionistas, como Zuckerberg faz. Mas isso não significa que Musk estaria livre de irritações.
Quando você possui um site poderoso na Internet, pode estar recebendo ameaças do governo russo de prender seus funcionários por postagens que eles não gostam ou um membro da família perguntando por que um stalker pode assediá-los em suas mensagens privadas. Musk pode não querer lidar com os detalhes feios de possuir uma ferramenta de influência global, mas ele não teria escolha se fosse o único proprietário do Twitter.
Quero que guardemos um pouco de pena dos executivos e diretores do Twitter. Eles estão em uma situação impossível. (A empresa disse que seu conselho “revisaria cuidadosamente” a proposta de Musk e decidiria o que acredita ser do melhor inte-resse do Twitter e de seus acionistas.)
O conselho de administração do Twitter poderia concordar com a oferta de Musk, e ele poderia decidir que encontrar dinheiro para comprar o Twitter e transformá-lo em um paraíso imaginário de liberdade de expressão não é um grande uso de seu dinheiro, tempo e energia. Então, o Twitter teria uma oferta de aquisição inútil, o preço das ações da empresa provavelmente cairia e os acionistas irritados provavelmente processariam o conselho.
O conselho do Twitter poderia dizer não a Musk com a teoria de que a empresa tem um plano de longo prazo que a tornaria muito mais valiosa do que o que Musk está oferecendo. Nesse caso, disse Musk, ele pode vender os bilhões de dólares em ações do Twitter que comprou recentemente. O preço das ações do Twitter provavelmente cairia, e os acionistas irritados provavelmente processariam o conselho.
O relativamente novo executivo-chefe do Twitter, Parag Agrawal, pode preferir arrancar as unhas dos pés do que lidar com semanas de drama confuso sobre Musk. Talvez também não seja ótimo para Musk continuar se envolvendo em um drama confuso no Twitter – embora… OK, é isso que ele faz em seu tempo de lazer.
E se Musk conseguir o que pensa que quer? Eu não vou estragar o filme “Cidadão Kane” se você ainda não viu, mas aqui está a versão curta: Kane realizou seus sonhos mais loucos, e ele estava miserável.