Cidades

Em 3 meses, clientes da Sabesp fazem 1,2 mi de pagamentos via WhatsApp

Mais de  700 mil clientes da Sabesp já utilizaram o WhatsApp para pagar contas (Foto: Divulgação)

Em pouco mais de três meses de operação, 700 mil clientes da Sabesp já utilizaram o WhatsApp para pagar contas. No total, foram realizadas cerca de 1,2 milhão de transações de pagamento, sendo que 53% correspondem a contas em atraso, reforçando o impacto positivo do canal na regularização de débitos.

Pelo WhatsApp, também é possível emitir segunda via de conta, troca de titularidade, aviso de vazamentos e registro de reclamações. A Companhia tem ainda um novo canal de comunicação, usado exclusivamente para envio de mensagens a clientes, que informa sobre campanhas de regularização de débitos e envia alertas sobre faturas em atraso, o número é o (11) 3388-8001.

O cliente pode quitar a fatura à vista via Pix ou parcelar no cartão de crédito em até 24 vezes, diretamente pelo aplicativo. Outra facilidade é o atendimento presencial: técnicos da Companhia estão equipados com maquininhas, permitindo o pagamento no momento da visita. Assim, o cliente regulariza a situação de forma rápida, evita deslocamentos e ainda previne o corte no fornecimento de água.

A atendente virtual Sani, baseada em inteligência artificial generativa, já realiza em média 1,5 milhão de atendimentos mensais.

“As novas soluções têm como objetivo simplificar o dia a dia da população, garantindo agilidade, segurança e conforto. Estamos modernizando a jornada do cliente para acompanhar o crescimento da Sabesp e oferecer serviços compatíveis com as melhores práticas do mercado”, afirma Denis Maia, diretor-executivo de Clientes e Tecnologia da Sabesp.

Com o avanço da universalização do saneamento, a Sabesp está ampliando a sua base de clientes e investe em tecnologias que melhoram a experiência com a Companhia. De janeiro de 2024 a agosto de 2025, foram conectados mais de 546 mil imóveis à rede de distribuição de água e cerca de 800 mil à de esgoto, consolidando o papel do atendimento digital como aliado para garantir agilidade e eficiência na relação com a população.

Até o fim de 2025, a expectativa é que todos os serviços disponíveis nas agências físicas possam ser acessados pelo WhatsApp, ampliando ainda mais as opções de autoatendimento.

As iniciativas reforçam o compromisso da Sabesp em modernizar a relação com a população, promovendo um atendimento mais ágil, digital e conectado às necessidades de milhões de clientes em todo o Estado.

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