
O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, na quinta (24), em Brasília, se reuniu com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir e consolidar os investimentos destinados ao município por meio do Novo PAC Seleções 2025. Este foi o primeiro encontro entre os dois após o anúncio dos recursos, feito na sexta (18).
Durante a reunião, foram celebradas as conquistas para o município. Entre elas está a implementação da telessaúde na rede municipal. A medida vai permitir a realização de teleatendimentos e facilitar o acesso da população a especialistas.
“O enfermeiro pode tirar uma foto da lesão de pele, por exemplo, e enviar pela internet diretamente ao dermatologista. É mais agilidade, mais cuidado e menos espera”, explicou Padilha.
Além dos kits digitais, Mauá será contemplada com equipamentos de apoio diagnóstico remoto e combos de equipamentos para qualificar os atendimentos de rotina e emergenciais nas UBSs.
Outro avanço importante anunciado foi a renovação completa da frota do SAMU, com a chegada de quatro novas ambulâncias — duas de suporte avançado e duas de suporte básico. Somadas às três viaturas recebidas em dezembro de 2024, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra agora contam com sete ambulâncias novas, o que representa mais agilidade no atendimento às urgências na região.
“É uma alegria muito grande ver tudo isso chegando para Mauá. O presidente Lula, o ministro Padilha e toda nossa equipe estão juntos nesse esforço. A saúde da nossa cidade está melhorando a cada dia”, afirmou Oliveira.
Além dos novos equipamentos, o prefeito relembrou que Mauá também será beneficiada com obras estruturantes previstas no Novo PAC, como a construção da Policlínica da Vila Assis Brasil, nova unidade do CAPS e uma nova UBS no Jardim Elizabeth.
Novo PAC Seleções 2025
Mauá está entre as cidades contempladas com equipamentos e investimentos na área da saúde por meio do Novo PAC Seleções 2025. Uma das principais novidades está relacionada à implementação da telessaúde no município. O Ministério da Saúde fornecerá kits completos com notebooks, televisores e webcams, possibilitando a utilização de tecnologias digitais para oferecer teleatendimento de forma complementar à saúde presencial.
Essa ferramenta facilita o acesso a médicos especialistas, reduzindo filas de espera e agilizando diagnóstico e tratamentos. Eficiente também no acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, garantindo que eles possam ser avaliados, em alguns casos, sem precisar sair de casa.
Ainda dentro da proposta de telessaúde, a cidade receberá modernos aparelhos de apoio diagnóstico a distância, como retinógrafos (para exames oftalmológicos de alta precisão); espirômetros digitais (voltados à análise de doenças respiratórias); dermatoscópios (auxiliam na avaliação de lesões de pele); e eletrocardiógrafos (para monitoramento e diagnóstico de condições cardíacas).
A rede também será reforçada com combos de equipamentos destinados à qualificação dos serviços de atenção primária, com impactos positivos na área de urgência e emergência. Estão entre os itens contemplados: Eletrocautérios (bisturis elétricos), Desfibriladores, Doppler vascular, Equipamentos de fisioterapia, entre outros.
Outro destaque é a renovação da frota do SAMU com a chegada de quatro novas ambulâncias – sendo duas unidades de suporte avançado (USA) e duas de suporte básico (USB). Com isso, somadas aos três veículos entregues em dezembro passado, toda a frota do serviço – responsável pelos atendimentos em Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – estará totalmente renovada.
“Nossa gestão reforça o compromisso com a saúde pública. E agora celebramos mais essa conquista, que representa um passo importante na modernização da rede municipal e na ampliação do acesso à atenção de qualidade para a população”, afirma Eliene de Paula Pinto, secretária municipal de Saúde.
Adicione um comentário