
ย
A Copa do Mundo comeรงou. O futebol faz parte da cultura dos brasileiros, assim como outros esportes. Por isso, leis de incentivo sรฃo fundamentais para o lazer, a saรบde e a educaรงรฃo de pessoas de todas as idades. Nos รบltimos anos, a Assembleia Legislativa do Estado de Sรฃo Paulo debateu e aprovou leis voltadas ao incentivo de prรกticas esportivas. Entre as proposituras de maior destaque estรก aย Lei 13.918/2009, conhecida tambรฉm como Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, que financia diversos projetos desportivos em todas as regiรตes.
Por meio da destinaรงรฃo de parte da arrecadaรงรฃo com o ICMS (Imposto sobre Circulaรงรฃo de Mercadorias e Serviรงos), a medida foi responsรกvel pelo financiamento de 531 projetos de janeiro a novembro deste ano. Para fazer parte do programa, a atividade deve ser credenciada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado. Todas prรกticas esportivas beneficiadas pela lei estรฃo regulamentadas noย Decreto 55.636/2010.
Educaรงรฃo –ย Alรฉm da Lei de Incentivo ao Esporte, os parlamentares aprovaram aย Lei 13.748/2009, que obriga os clubes de futebol que tenham atletas menores de 18 anos em suas categorias de base ou time profissional, a assegurar suas matrรญculas na rede oficial de ensino. A lei visa assegurar a capacitaรงรฃo educacional do jovem atleta para que, alรฉm do auxรญlio financeiro, tenha garantido seu desenvolvimento escolar e a conclusรฃo do ensino.
Seguranรงa-ย Voltada para seguranรงa e conforto dos torcedores nos estรกdios de futebol, aย Lei 15.868/2015, aprovada pela Alesp, รฉ uma combinaรงรฃo de regras que buscam garantir a melhor experiรชncia possรญvel para a torcida. Para evitar tumultos antes do inรญcio das partidas e facilitar a organizaรงรฃo dos torcedores, um dos artigos da lei dispรตe sobre a numeraรงรฃo de lugares. Em jogos das principais divisรตes do campeonato brasileiro e estadual, os ingressos sรฃo vendidos, obrigatoriamente, com a indicaรงรฃo da cadeira correspondente. Se a entidade organizadora vender entradas nรฃo numeradas, serรก obrigada a devolver o dinheiro ao torcedor imediatamente. Essa legislaรงรฃo define ainda que integrantes de torcidas organizadas devem entrar no estรกdio em horรกrio diferenciado para que nรฃo haja interaรงรฃo com o pรบblico geral ou com a torcida rival. Tambรฉm buscando diminuir a violรชncia nos estรกdios, a lei estabelece puniรงรตes para clubes ou entidades esportivas que incentivarem, permitirem ou deixarem de coibir prรกticas proibidas pelos torcedores.
Datas comemorativas –ย Justamente durante a Copa do Mundo, as leis 17.464/2021 e 17.455/2021 completam um ano. A primeira foi proposta pelo deputado Adalberto Freitas (PSDB) e criou o “Dia do Futebol Varzeano” no Estado. A ser celebrado no dia 30 de junho, a legislaรงรฃo enaltece o papel dos campos de vรกrzea para a cultura e homenageia os que restaram das geraรงรตes passadas.
Jรก a segunda lei, desenvolvida por Mauro Bragato (PSDB), incluiu no Calendรกrio Oficial do Estado o “Dia do Futebol Mรฉdio”, comemorado em 13 de janeiro. Conhecido popularmente como “futebol society”, trata-se de um esporte reconhecido mundialmente por ser de fรกcil acesso e baixo custo. No Brasil, muitos clubes de futebol abrem espaรงo para essa categoria, de forma profissional e amadora.
Foto: Freepik
ย













