
A Operação Cidade Limpa, que integra as ações de combate às enchentes em Diadema, realizou a desobstrução de mais de 495 bueiros e efetuou a recuperação de 142 metros lineares de canaletas e entradas de bocas de lobo e bocas de leão. Também foi feita a manutenção em 16 poços de visita e recolocadas 20 tampas em bueiros.
A limpeza começou em janeiro pelos bairros Piraporinha e Casa Grande e também passou pelo Serraria, Conceição, Eldorado, Inamar e Taboão. Neste período foi realizado o desentupimento de escoadouros situados em 50 ruas, deixando os canais subterrâneos livres para a passagem das águas pluviais. Outro serviço executado foi limpeza em córregos.
Foram retiradas de dentro das galerias toneladas de lixo. Entre os detritos, restos de matos, madeiras e móveis velhos, penus, notebooks, celulares, garrafas pets, papéis, cabos de vassouras, fios e até animais mortos. Também foi encontrado muita terra e para removê-la a Secretaria de Obras, coordenadora do Cidade Limpa, utilizou um caminhão hidrojato para fazer a desobstrução.
A limpeza de galerias e bueiros em Diadema integra o Plano de Contingência para Prevenção de Impactos da Chuva, criado recentemente pelo prefeito, e que tem o objetivo de minimizar os impactos das águas das chuvas no município. A população também pode fazer a sua parte não jogando lixo nas ruas e canais e deixando para descartar os resíduos orgânicos nos dias que os caminhões passam para fazer a coleta.
Campanha – Outra ação que servirá para combater enchentes na cidade é a campanha “Diadema Sempre Alerta!” que a atual gestão está preparando e que será lançada nos próximos dias. Ela envolverá a participação popular, conscientizando sobre a importância de manter as ruas limpas, e também divulgará os 16 ecopontos que o município dispõe para receber restos de materiais de construção e outros descartáveis.
A Operação Cidade Limpa começou no último dia 16 de janeiro como uma ação emergencial. Passado o período das chuvas ela continuará nos bairros como um serviço de manutenção permanente e o objetivo é diminuir as enchentes no município.
Fotos: PMD
Adicione um comentário