
A Prefeitura de Diadema lançou o Programa Mães Protetoras, uma iniciativa que une inclusão e cidadania no cotidiano das escolas municipais. Coordenado pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, o programa cria oportunidades para que mães de alunos da rede pública acompanhem de perto o transporte escolar e participem de ações nas unidades educacionais.
O projeto valoriza o papel ativo das mulheres na comunidade e reconhece sua contribuição essencial na construção de uma educação pública de qualidade. As participantes — selecionadas por critérios socioeconômicos — atuarão com bolsa auxílio no apoio ao embarque, desembarque e deslocamento dos estudantes, especialmente para as crianças com deficiência, neurodivergente ou necessidades específicas, além de contribuírem com atividades escolares e comunitárias.
“O Mães Protetoras é uma política pública que une cuidado, inclusão e responsabilidade social. É mais do que segurança: é pertencimento. Estamos acolhendo mulheres que conhecem as realidades de seus filhos e das escolas, e que agora terão papel ativo na promoção de um ambiente mais seguro, humano e participativo. Isso é cuidar de quem cuida”, explica o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi.
A iniciativa também representa uma oportunidade concreta de inclusão socioeconômica para mulheres em situação de vulnerabilidade. As participantes receberão bolsa auxílio mensal no valor de R$ 1.138,50, além de vale-transporte e cesta básica (R$ 82,00), por uma jornada de 25 horas semanais. Serão concedidas 60 bolsas com prazo de doze meses, podendo ser prorrogado por igual período de acordo com as regras do programa.
“As Mães Protetoras integrarão a vida escolar, participarão de projetos como as hortas comunitárias e outras ações culturais e educativas. Com isso, criamos uma rede de apoio e confiança entre família, escola e poder público. É uma ação inovadora e profundamente transformadora para Diadema”, destaca o secretário de educação, Felipe Sigollo.
O edital com todas as regras, critérios e prazos já está disponível no site da Prefeitura. As inscrições para participar da seleção começaram, na segunda (16) e vão até 29 de junho de 2025, exclusivamente pelo portal oficial: https://maesprotetoras.diadema.sp.gov.br
Adicione um comentário