Programação busca valorizar a cultura surda, promover o multilinguismo e aproximar surdos e ouvintes em experiências de aprendizado e convivência
O Polo Bilíngue de Santo André, nesta sexta (26), em celebração ao Dia Nacional do Surdo, elaborou uma programação especial que envolveu a comunidade escolar. Na creche Professora Yonne Cintra de Souza, por exemplo, os alunos participaram de sessão de cinema e caça ao tesouro em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O filme “Chapeuzinho Vermelho no Mundo Surdo” foi adaptado e produzido pelos profissionais que atuam no Polo Bilíngue, trazendo um mundo paralelo da imaginação. Na exibição, o Lobo Mau planejava capturar a Chapeuzinho Vermelho, mas não esperava que precisasse falar em Libras. A aluna Lia Valente, de 4 anos, aprovou a atividade. “Passou muito rápido, mas foi muito divertido aprender mais sobre Libras”.

(Foto: PMSA)
A atividade com a caça ao tesouro em Libras trouxe um desafio. Os alunos tinham a missão de encontrar e juntar peças de um quebra-cabeça com a imagem de um mapa, que indicaria o local do tesouro. O aluno Theo Fantinati, que é surdo, foi um dos guardiões do tesouro e comemorou a conquista da turma. “Conseguimos encontrar todas as peças e ver o mapa”, pontuou. Ao final da atividade, cada participante recebeu uma tag informativa sobre a importância do mês de setembro para a comunidade surda.
Polo Bilíngue de Santo André – O Polo Bilíngue é composto por três unidades escolares de Santo André: Creche Professora Yonne Cintra de Souza (educação infantil), Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professor Nicolau Moraes Barros e Centro Público de Formação Profissional Valdemar Mattei (EJA – Educação de Jovens e Adultos), todos no bairro Silveira.
Adicione um comentário