
A Prefeitura de São Bernardo, por meio do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias da Secretaria da Saúde, promoveu na quinta (18), mais uma edição especial da Caravana da Saúde. A ação itinerante, realizada no estacionamento do São Bernardo Plaza Shopping, contabilizou 864 acessos aos serviços disponíveis ao longo do dia.
A iniciativa levou aos moradores uma série de serviços gratuitos de orientação, prevenção e promoção da saúde. Entre os atendimentos, destaque para vacinação contra Influenza e HPV, exames de mamografia na carreta móvel, avaliação de saúde bucal e câncer de boca, feira de adoção de cães e gatos, auriculoterapia, quick massage, oficina ortopédica itinerante, práticas corporais e atividades de educação ambiental.
Também estiveram presentes equipes da Vigilância em Saúde, oferecendo informações sobre uso racional de medicamentos, cuidados com alimentos, prevenção de intoxicações e orientações sobre saúde do trabalhador. Na área de saúde mental, o projeto NutrArte expôs e comercializou artesanatos produzidos por usuários dos CAPS, além de oferecer massagens terapêuticas.
O evento contou, ainda, com a parceria de diferentes secretarias municipais, entidades da sociedade civil e do São Bernardo Plaza Shopping, que cedeu o espaço para realização da ação. “Milhares de pessoas passam pelo shopping todos os dias. Abrir as portas para um evento como este é uma forma de contribuir com a comunidade e oferecer um impacto positivo direto na vida das pessoas”, destacou Bruna Rabinowski, gerente de marketing do São Bernardo Plaza.
REPERCUSSÃO – A população também aprovou a iniciativa realizada no local. “Eu vim aproveitar a oportunidade de tomar a vacina da Influenza. Não consegui antes na UBS perto da minha casa por causa do meu horário de trabalho. Fora a vacina, aqui tem mamografia, saúde bucal, zoonoses e orientações importantes, como a prevenção da dengue”, contou Cristiane dos Santos, de 37 anos, funcionária de uma loja do shopping, que participou do evento.
Já Rosi Leite das Neves, 59 anos, moradora do bairro Jardim Irajá, reforçou a importância do acesso aos serviços. “Fiquei sabendo do serviço pela agente de saúde que foi na minha casa. Estava com exames atrasados e ela sugeriu que eu viesse. Hoje já fiz avaliação de saúde bucal e estou aguardando minha mamografia.”
Segundo a diretora da Divisão de Vigilância Sanitária e coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde, Fabiana Toneto Paniagua, a Caravana busca ampliar o acesso da população a serviços essenciais em locais de grande circulação. Essa foi a terceira edição de 2025, e outras duas estão programadas até o fim do ano.
Adicione um comentário