Cidades

Em São Bernardo, Ipem-SP verifica instrumentos para análise das emissões de fumaça de motores

Os instrumentos foram aprovados

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, realizou na segunda (16), verificação inicial de 2 analisadores de gases e 7 opacímetros na empresa Napro Eletrônica Industrial Ltda em São Bernardo. Os instrumentos foram aprovados.

Os analisadores de gases ajudam a monitorar o desempenho do processo de combustão e a eficiência do queimador. A segurança geral será aumentada se a manutenções forem programadas reduzindo os custos de operação.

O analisador é fornecido pelas fabricantes com o lacre do Inmetro, que garante a verificação correta do aparelho. Este lacre possui a validade de seis meses, porém o equipamento pode precisar de uma calibração antes deste prazo, dependendo da quantidade de testes executados com o analisador. O Inmetro verifica apenas se o aparelho está aferido, porém a calibração é realizada pela fabricante ou por uma oficina de manutenção.

De um modo geral, todos os equipamentos realizam a medição de quatro gases:

Monóxido de carbono – CO;

Dióxido de carbono – CO2;

Oxigênio – O2;

Hidrocarbonetos – HC.

Opacímetro

A palavra opacímetro vem de “opaco” e designa o aparelho utilizado para medir a “opacidade” da fumaça expelida pelos veículos. Uma sonda é colocada no cano de escape e a fumaça é levada a uma câmara, onde é atravessada por um feixe de luz. Sensores detectam quanta luz atravessa a fumaça e calculam o índice de opacidade. A legislação estabelece limites para emissão desses poluentes de modo a proteger a saúde e o meio ambiente, e o Ipem-SP verifica esses instrumentos. O opacímetro é usado na fiscalização, mas também como ferramenta para diagnóstico de eventuais anomalias.

Na verificação inicial o procedimento é complexo. Na ocasião, utiliza-se um conjunto de filtros de densidade neutra adequado ao opacímetro a ser verificado. São filtros fotográficos que reduzem a luz de todos os comprimentos de onda por igual. No caso do opacímetro, esses filtros, cujo coeficiente de absorção é conhecido, são usados para simular os diferentes níveis de opacidade que a fumaça do motor produz na câmara de medição do instrumento. É feito o exame visual, quando é observada as inscrições obrigatórias de acordo a Portaria de Aprovação de Modelo.

No ensaio de medição estática com o instrumento funcionando em modo de medição contínua, utiliza-se programa de computador específico onde as informações técnicas do opacímetro, o código dos filtros e os valores de medição, obtidos em coeficiente de absorção de luz (cuja unidade é m-1), são registrados.

Para realizar o ensaio registra-se a indicação de zero do opacímetro (sem nenhum filtro inserido) no software. Insere-se o filtro de opacidade baixa no opacímetro e registra-se o valor obtido no software. Repete-se a operação com os filtros de opacidade média e opacidade alta. Os cálculos do índice de capacidade de medição de cada filtro, a incerteza expandida do ensaio e a comparação dos erros de medição com os valores da tabela específica são feitos pelo aplicativo. O opacímetro é aprovado se o erro de medição apresentado para cada filtro estiver dentro dos valores admitidos.

Foto: Ipem-SP

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário