
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, esteve em São Caetano, nesta segunda (26), para acompanhar, junto ao prefeito Tite Campanella e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Pio Mielo, o início da Semana da Jornada Feminina e Trilha Empreendedora.
A ação é desenvolvida pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae, visa oferecer suporte prático e gratuito aos empreendedores de São Caetano, com foco na valorização da inovação e do empreendedorismo regional.
“Há um ano o presidente Lula criou esse ministério. Esse é o grupo de pessoas que mais tem crescido no Brasil. Atualmente, são 17 milhões de MEIs (Microempreendedor individual) mais 7,5 milhões de empresas do Simples, somando dá mais de 23 milhões de empresas.Essas empresas formam 99% de todos os CNPJs do Brasil. São empresas que geram 75% dos empregos, geram 30% do PIB”, destacou Márcio França.
De acordo com o ministro, no ABC há 115 mil microempresas e 24 mil empresas de pequeno porte. “São 250 mil MEIs na região, só em São Caetano tem 15 mil MEIs e 13,6 mil micro e pequenos. Essas empresas são as que geram os empregos. Enquanto as empresas grandes não chegam, cuidem das pequenas, são essas que geram empregos na cidade. Tem muita padaria que vai ter mais funcionários que algumas indústrias ou empresas”, alertou.
Na ocasião, França também falou sobre o programa Desenrola, para renegociação de dívidas. “ Fizemos o primeiro Desenrola, onde 200 mil empresas desenrolaram as suas dívidas, com desconto de 95% dos seus débitos junto aos bancos. Neste instante, está aberto o Desenrola para dívidas tributárias com o próprio governo. A pessoa recolhe 1% do que está devendo e passa a ficar adimplente. Ficando adimplente está apta a pegar recursos novos conosco que vale 5% de juros e paga daqui a 6 meses”, contou.
O prefeito Tite Campanella disse que Márcio França é “amigo da cidade” e ressaltou que foi um governador “muito bacana” para São Caetano e que “faz questão” de ir para Brasília visitá-lo. “É um amigo da nossa cidade, foi governador por um ano, mas foi tão bom como governador que parece que ficou o dobro do tempo.Foi um governador muito bacana com São Caetano, foi um governador que deu mostra do seu caráter.Faço questão de visitá-lo em Brasília, porque essa pauta para São Caetano é muito importante”, afirmou.
Tite ainda destacou que a pauta do empreendedorismo, do MEI e da micro e pequena empresa é “extremamente importante” para que a cidade “fortaleça os laços” com Brasília. “Para que a gente tenha, cada vez mais, esse serviço forte na nossa cidade”, disse. Também enfatizou que a atividade, realizada em parceria com o Sebrae, trará mais capacitação e formação para os empreendedores de São Caetano.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Pio Mielo, frisou que o processo de formação e qualificação vai ao encontro das bandeiras defendidas, e citou como exemplo a educação e afirmou que a partir de hoje, estarão contribuindo com a formação de quase 100 mulheres.
Já o deputado Thiago Auricchio (PL), falou sobre o sonho de empreender: “A todas as mulheres empreendedoras, que essa parceria seja de muito sucesso e bem-vinda para a nossa cidade de São Caetano, e desejo muita sorte a todas as mulheres. Parabenizo pela coragem de ter um sonho, abrir uma empresa, é isso que precisamos no País e principalmente na nossa cidade”.
À Folha, o ministro comentou sobre o fato das mulheres serem proprietárias de apenas 23% das Micro, Pequenas e Médias empresas, de acordo com a Woccu (Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito).
“A principal forma de reverter e equilibrar é dando um valor a mais de subsídio para as empreendedoras femininas. No nosso caso, a gente empresta para homens, 30% do faturado e para as mulheres, 50% do faturado e não fazemos isso por benemerência não. Fazemos isso porque as mulheres são melhores pagadoras mesmo. As mulheres cobrem melhor as suas dívidas e ao mesmo tempo a gente quer que elas se incentivem a abrir mais negócios e empreendam e possam complementar as suas rendas”, revelou.
SEMANA NACIONAL DO MEI
O gerente regional do Sebrae-SP no ABC, Vinicius da Nóbrega, falou à Folha sobre a Semana Nacional do MEI, que começa nesta segunda (26) e segue até sexta (30) de maio. “Uma série de serviços em prol do microempreendedor individual. Regularização das dívidas, declaração do MEI, treinamento, consultoria e exposição acontecerão em todos os pontos de atendimento do Sebrae no ABC”, disse. De acordo Vinicius, o ABC soma mais de 170 mil CNPJs diferentes nesta categoria.
Adicione um comentário