Política

“Emergentes”

Piora o problema financeiro para a “classe média emergente” por causa da fragilidade dessa ascensão social que aconteceu na última década pelo governo federal. Cerca de 3,3 milhões de famílias que chegaram à classe C entre 2006 e 2012 deve fazer a volta para a base da pirâmide até 2017. Também tem a previsão de que o PIB per capita brasileiro vai ter em 2020 o mesmo nível de 2010, que irá afetar o padrão da vida festeja pela “classe média emergente”. Os dados são do Estadão, quarta (4).

Pesquisa
A disputa pela Prefeitura de São Paulo, feita pelo Datafolha, mostra que o deputado federal Celso Russomano (PRB) está com 34% das intenções de voto. Depois, três nomes estão em empate técnico senadora Marta Suplicy (PMDB) e o prefeito Fernando Haddad (PT) têm 13% das intenções de voto e o apresentador José Luiz Datena (PP), 12%. No segundo cenário, Marta tem 13% e Haddad e Datena, 12%. Os demais candidatos não chegam a 5%.

Quer vencer
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) está de olho das eleições nos municípios de São Bernardo, Santo André e Guarulhos, que são redutos eleitorais simbolicamente vinculados ao ex-presidente Lula. O governador está encorajando candidatos tucanos desses locais a disputar pesado no ano que vem nos redutos petistas. Em nota publicada pelo Painel, Folha de São Paulo, edição de quarta (4), o governador disse que “na avaliação do PSDB, essas cidades estão politicamente vulnerável com a aparente fragilização do petista”.

Candidata
A dona da empresa Mito Participações Ltda, Valeska Teixeira Zanin Martins, faz parte de chapa que vai disputar, como vice-presidente, a eleição na OAB-São Paulo, na chapa liderada por Ricardo Sayeg. Valeska é uma das filhas de Roberto Teixeira, amigo do ex-presidente Lula e que, durante anos, comandou uma banca de advocacia em São Bernardo. A empresa Mito Participações é dona do apartamento onde mora o filho de Lula.

Trabalhando
O prefeito Carlos Grana (PT) participou do jantar promovido pela entidade “Amigos Solidários, na terça (3), no Baby Beef Jardim, em Santo André, que faz um excelente serviço social aos necessitados. O prefeito não teve lugar especial no evento, pois sentou, juntamente com sua esposa, em uma das mesas ao lado de outros participantes. Ficou quietinho no seu lugar e nem discursou. Porém, quase no final, o lado político do prefeito agitou pedaço, pois foi de mesa em mesa cumprimentando os presentes, mais de 80 pessoas, já que no próximo ano tem eleição para escolher prefeito.

Se a moda pega?
O casamento de Marcos Pinchiari com Silvana, no final da tarde sábado (31), no Mosteiro São Bento, em São Paulo, tinha de-zenas de pessoas presentes. Depois, houve um jantar em um fino buffet em Alto de Pinheiros, na capital. Durante o casamento, também foi realizada uma missa no Mosteiro. O curioso é que, durante a missa, tem a Primeira e Segunda Leitura. No entanto, com a Igreja lotada de fiéis, quem participou da Primeira Leitura foi o deputado estadual Orlando Morando, com voz sonora. Evidentemente, ganhou pontos ao realizar a leitura bíblica.

Visita
Um jornal local publicou, com foto, que o deputado federal Alex Manente (PPS) fez vistoria do Autódromo de Interlagos, na segunda (26), como presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal. E a política?

Tombamento
São Bernardo está articulando o tombamento como patrimônios histórico de 58 imóveis na cidade. No início do ano, cinco novos imóveis foram incluídos numa lista onde já tinham 25 bens. Mais 38 imóveis estão em fase final para ser tombado. Ao todo, serão 58 bens. O que está dando força para esses tombamentos é o Inventário de Bens Culturais, que estuda sobre o potencial para novos bens da cidade, que foi iniciado em 2002. Os cinco novos patrimônios culturais são Casarão da Família Setti (Mal. Deodoro), Bar Expresso (Mal. Deodoro), Associação Mizuho (estr. particular-Coop), Capela dos Quaglia (estr. Velha) e Capela Família Impliglia (estr. Rio Acima).

Não querem
Os vereadores de São Bernardo rejeitaram a proposta para reduzir o número de cadeiras de 28 para 21, a partir da próxima legislatura. Até os vereadores da oposição votaram contra a redução de cadeiras. Se houvesse o corte, haveria uma economia durante os quatro anos de R$ 27,6 milhões. Cada vereador recebe R$ 16 mil como salário parlamentar.

Alternativa
O PT de São Caetano pode perder o único vereador eleito pelo partido, pois Pio Mielo (PT), eleito com 1,3 mil votos, está para se transferir para o PMDB, que elegeu dois vereadores, Dr. Xavier, que obteve 2,1 mil votos e Roberto do Proerd, com 1,09 mil votos. Diante disso, o diretório petista pretende fazer uma aliança com o Psol para as eleições de outubro do próximo ano. Na última eleição, o Psol não elegeu nenhum vereador apesar da boa votação de um de seus candidatos, Horácio Neto, que obteve 1,08 mil votos. Isso porque o partido não atingiu o quociente eleitoral na votação para vereadores (total de votos para vereadores divididos pelo total de cadeiras na Câmara). Quem não atinge o número do QE, mesmo com excelente votação, não se elege.

Aprovado
 A Câmara de São Caetano, na terça (3), por unanimidade, votou a favor da proibição do uso do aplicativo Uber, concorrente de táxis. Mas, deixou um espaço aberto que permite uma revisão por parte da Prefeitura. O Legislativo, assim, tem 10 dias para encaminhar o projeto ao prefeito, que, por sua vez, terá mais 15dias para definir se aprova ou não a proposta. Contudo, o departamento jurídico ainda estuda qual será o destino do aplicativo Uber. O vereador Fabio Palácio (PR) pretende realizar uma audiência pública para discutir o problema.