Cidades Mauá

Encontro do Patrimônio Histórico de Mauá começa, nesta segunda (18)

Durante três dias, população vai debater sobre os bens históricos, turísticos e ambientais (Foto: PMM)

Entre segunda (18) e quarta (20), os patrimônios históricos de Mauá estarão em evidência durante o 1º Encontro do Patrimônio Histórico de Mauá, no Teatro Municipal, à Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia.

Antecedendo a abertura do evento, o artista plástico Yasuichi Kojima, de 91 anos, coordenou a elaboração de três criações em Ikebana para a exposição Nossa História, Nossos Patrimônios Culturais. As montagens, na modalidade Shoka Sanshuike, utilizaram flores como antúrio, estrelícia, helicônia-papagaio e crisântemos, dispostas em vasos da Porcelana Kojima, que integra o Patrimônio Histórico de Mauá. Kojima, ainda hoje, mistura técnicas milenares com muita brasilidade em suas peças. Seu processo de fabricação foi tombado e transformado em patrimônio histórico da cidade.

“Fico muito orgulhoso de integrar o patrimônio material e imaterial de Mauá. Definitivamente, entrei para a História da Cidade”, disse o artista, que mantém disposição, agilidade e será um dos participantes do 1º Encontro.

A exposição também reúne pinturas da Pinacoteca Municipal de Mauá, obras de Cristiane Carbone e diversas peças da Porcelana Kojima. A mostra ficará aberta na Pinacoteca de Mauá, localizada no Teatro Municipal, até o dia 3 de setembro, com curadoria de Luciana Senhorelli e Reginaldo Moura.

Na segunda (18), às 9h, a roda de conversa Ferrovia: história, tempos da inovação e perspectivas abrirá a programação do encontro. O evento é preparatório para a 16ª edição do Congresso de História e de Estudos Regionais do ABC e é organizado pelo Grupo Técnico História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Os convidados serão o pesquisador ferroviário Adalberto Dias Almeida e a professora Sílvia Passarelli, da Universidade Federal do ABC (UFABC). Na ocasião, também será apresentada a programação preliminar do congresso, que ocorrerá de 4 a 7 de novembro em São Bernardo.

No período da tarde, a partir das 14h, haverá a abertura oficial com a mesa Patrimônio Histórico, mediada pelo professor William Puntschart, com a participação da professora Dani Maia, do maestro Carlos Binder e da representante das religiões de matriz africana, Mãe Solange. A atração cultural será da Associação Quartum Crescente.

A partir das 19h, a mesa Patrimônio Artístico terá mediação da professora Luciana Senhorelli, com participação dela própria, de Cristiane Carbone (patrimônios afetivos) e de Yasuichi Kojima (bem imaterial tombado). As atrações culturais serão o grupo Samba Lenço, a Associação Filhos de Gandhi e a Escola de Samba do Jardim Anchieta.

As atividades de terça (19) começam às 14h, com a mesa Patrimônio Arquitetônico, mediada por Sylmara Jacob, com a participação de Auto Godoy (Igreja Matriz e futuro Santuário), Heron Dalla Pacce (Capela Cristo Rei/Santa Casa) e representantes do restauro da Casa Bandeirista Museu Barão de Mauá.

A partir das 19h, acontecem duas mesas mediadas por Simone Bello: Patrimônio Turístico, Ambiental e Imaterial, com Anderson Vieira (Turismo e Patrimônios), Sandra Chinchio (15 anos do Projeto Guaruzinho) e Antonio Coelho (tombamento do Rio Tamanduateí); e Representantes do Patrimônio Imaterial de Mauá. As atrações culturais serão o Coral Imaculada Conceição e a Orquestra de Violeiros de Mauá.

O evento se encerra na quarta (20) com uma atividade externa: o passeio comemorativo dos 15 anos do Projeto Guaruzinho, com saída às 9h do Teatro Municipal para o Parque Ecológico da Gruta de Santa Luzia e retorno às 12h.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário